⁸ Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; ¹⁹ apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. ²⁰ Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. ²¹ Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o Senhor; segundo a sua palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação. ²² Fez Moisés como lhe ordenara o Senhor, porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; ²³ e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o Senhor falara por intermédio de Moisés." Números 27.
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
Marcas de uma geração 3 - Josué e sua habilitação
Esta foi a resposta de Deus à oração de Moisés. Sem dúvida, por sua própria experiência, como líder do povo desde o Egito, não divisasse outro perfil, senão o de Josué para que o substituísse.
Mas o lugar deveria ser ocupado não semente por escolha humana. Para que, por exemplo, o risco da vaidade pessoal não assaltasse a personalidade de Josué. Não se tratava se simulação, mas de confirmação.
E quem enumera as características desse modelo de personalidade e liderança é o próprio Deus: (1) nominalmente Josué - todo o chamado e a especificidade dele pertence ao Senhor; (2) homem em quem há o Espírito - nenhuma qualificação se sobrepõe a essa; (3) impõe-lhe as mãos - não é formalidade, mas investidura, assunção pública, diante de Deus, de um compromisso;
(4) apresentar diante de Eleazar e toda a congregação - vai responder perante Deus, perante a congregação e reconhecer que também é liderado; (5) dá-lhe ordens à vista deles - recebe ordens, a congregação se compromete em obedecer e respondem, perante Deus e a congregação, líder e liderados; (6) põe sobre ele tua autoridade e lhe obedeça toda a congregação - obediência a Deus por autoridade reconhecida e autenticada; (7) segundo a sua palavra - busca conjunta, entre líderes e liderados, pela palavra de Deus.
Quando se menciona teocracia, na Bíblia, é necessário a leitura acertada do Livro. Porque há nelas exemplos de usurpação, por parte se líderes e/ou liderados, da legítima orientação que procede de Deus.
E quando se menciona palavra de Deus, é para que seja e para que chegue sem ruído, ou seja, sem mal-entendidos. Deus e sua palavra são indissociáveis. O autor de Hebreus indica que ela sempre chega clara e lúcida, mas pode não ser acompanhada por fé em quem ouve:
² "Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram." Hebreus 4.
Portanto, a palavra de Deus sempre foi apresentada ao homem como voluntária. Pergunta-se sa razão de não ser audível, como foi no Éden ou como sugerem vários textos do Antigo Testamento.
Argumentam que seria, então, muito mais óbvia e suscetível à fé. Pura leniência. Voz audível de Deus, fala direta ou indireta, comprovadamente autêntica, não induz mais nem menos fé.
Porque a disposição por atender está (ou não está) no homem ou mulher. Deve vir acompanhada por fé em quem ouve. Mantém o grau de autoridade e temor requerido no lidar com Deus. Somos feitos, por ele, a Sua imagem e semelhança, e não que o tenhamos criado a nossa própria imagem.
Sim, Deus se fez homem. Proximidade maior não há. Mas somos decaídos. Não podemos reduzir Deus à nossa condição depravada. E ainda bem intencionados, criamos um deus ídolo, muitas vezes decorado artesanalmente com os nossos retoques.
Precisamos atentar para a Sua revelação. O modo como a nós se apresenta. Conosco mantém comunhão. Restaura-nos, mais do que isso, regenera-nos. Temor é tremor, como diz Paulo apóstolo, assim devemos desenvolver a sala voar que Ele nos outorga.
⁷ "Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. ⁸ O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes." Deuteronômio 31.
Nenhum comentário:
Postar um comentário