segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Aceita sugestão? Deixa Deus ser Autor

 ¹ No princípio, criou Deus os céus e a terra. ² A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." Gn 1.

    Estamos (quase) no princípio de um novo ano. Mas, digamos assim, o espírito da virada já está presente. E o texto acima fala de outro Espírito.

  Este geria, pairando, por cima do caos. Somente um Autor poderia, por Seu poder e sabedoria, pôr ordem no caos.

   E, logo de início, criando luz e fazendo a separação entre luz e trevas. E que densas trevas. Foi Jesus mesmo que, certa vez, disse, exatamente numa das suas falas do chamado Sermão do Monte: Mt 6:

²² São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; ²³ se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!"

   Pois é: "Que grandes trevas!" E somente o Autor da luz pode em nós discernir, para separar, luz e trevas. Sempre há trevas e prevalece o abismo.

  Precisamos andar de luz alta, enxergando os contornos do abismo, para não correr os riscos de afundar (de novo) nele. Porque nosso velho homem ainda mantém comunhão com as trevas e vocação pelo abismo.

   E cuidado para não ser enganado pelo "anjo de luz". Porque ele disfarça trevas e abismo. Letreiros de gás neon são um perigo. Podem turbinar a nossa vaidade e cegar os olhos, desviar a nossa atenção.

¹⁴ "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." 2 Co 14.
.
   Quer dizer, nem tem muito mais neon hoje, mas ficou mais perto e dentro, ainda, com a tela do display. Não vivemos mais sem elas. Mas por sobre elas, também, deve pairar o Espírito.

  Porque "caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (Jesus). Somente Deus, que nos resgatou, em Pessoa, do "império da trevas" para o "reino do Filho do Seu amor" pode nos ajudar a discernir luz de trevas. Cl 1:

¹³ "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,"

   Por isso, cuidado, porque muiro do que parece "luz", na verdade, são trevas. O "anjo de luz" te enganou. Paulo aconselha a andar por fé. Somente ela nos confere discernimento.

  Aliás, pela fé temos acesso ao Pai e, como retorno, a rota por qual gerenciar o nosso viver a cada dia. E o que não provém de fé, é pecado.

²³ "Mas aquele que tem dúvidas é condenado [...] porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado." Rm 14.

   O sentido da palavra "pecado" é errar o alvo. E errar o alvo é andar em trevas. Luz baixa. Nunca devemos andar de luz baixa. O foco é fundamental. E quem nos concede esse foco é a fé.

   Para que o caos não retorne à existência, avizinhando queda no abismo, precisamos de luz e de andar por fé. E o Espírito preside essa vocação e, certamente, motiva em nós esse desejo. Viver por fé. Gl 2.

²⁰ "...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."

   O texto da carta aos Efésios que afirma que Deus repete a criação, quando afirma que somos "criados em Cristo para boas obras", ensina que, a cada passo, repete-se Gênesis 1.

   Com Deus e por Deus, o princípio sempre está presente, numa nova criação, no discernimento entre luz e trevas e no foco para, em Cristo, caminhar, todo o tempo, por fé.

   E o texto de Efésios diz que o resultado dessa ação de Deus é uma poesia. Nossa vida pode ser uma poesia, da qual Deus é o Autor. Ah, sim: o Espírito ensina esse bê-a-bá de andar por fé para, como resultado, somente produzir boas obras. Ef 2.

¹⁰ "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas."

   E Gênesis 1 termina com o versículo que indica a avaliação de Deus pela obra que realizou:  ³¹ Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom".

  Que Deus, olhando para a boa obra em nós, a cada dia de 2025, possa avaliar desse mesmo jeito. Como também Paulo exorta aos Filipenses que Ele quer realizar:

⁶ "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Fp 1.

   Dia a dia nessa expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário