quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Não faça dieta em 2025

⁸  "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Fp 4.

   Mais detalhista, impossível. Neste texto, as Escrituras chegam ao filtro dos pensamentos. Para quem é legalista, ou seja, opina que será por seguir regras, modelo farisaico, não entendeu nada.

   Mas não. É projeto divino. Com assinatura dEle e parceria do Filho e do Espírito Santo. Não aceitamos imitações, nem tentativas. Precisa ser original. Trata-se da marca "novo homem":

²³ "... e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, ²⁴ e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade." Ef 4.

   E Paulo Apóstolo ainda acrescenta um dado fundamental, para se compreender como funciona o filtro. Ele afirma que o Espírito Santo em nós é a mente de Cristo:

¹⁴ "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. ¹⁵ Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. ¹⁶ Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." 1 Co 2.

   E cuidado para não enaltecer o Espírito além da conta. O antigo, também chamado por outros nomes, movimento de renovação, ensinou a valorizar o ministério do Espírito: pouco se falava, ensinava e se pregava sobre Ele.

    Mas houve o risco de esquecer que o Espírito não se autopromove (e nem nos autopromove), mas vem para glorificar e enaltecer Jesus:

¹³  "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. ¹⁴  Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. ¹⁵ Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." Jo 16.

   Espiritualidade cristã não é diluir-se numa fantasia mística imaginando êxtases do Espírito, mas ser ser humano, isso mesmo, tornar a si mesmo carne e osso imitador de Cristo.

   Claro que também entra nesse processo o que em nós é espiritual. Porque, se somos corpo, alma e espírito, ou quantas mais partes sejam, todas estão afetadas pelo pecado.

   Não somos mais pecadores no corpo, do que no espírito, mas somos tanto quanto, ou seja, num como no outro. Por isso vamos precisar, justamente ao nível mental, usar de modo consciente esse filtro.

   Mas sempre lembrando que, exercer esse CQ, controle de qualidade, ao nível mental, terá ligação direta com a instrução que vem pela palavra de Deus. Não venha, de novo, com a tendência mística de que o Espírito Santo sopra nos ouvidos o que devemos saber.

   O "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" passa pelo acesso às Escrituras. A Bíblia, AT e NT são a cartilha do Espírito. Ele não mastiga decorado para você ouvir, do além, o que, por você, precisa ser lido, ruminado e posto em prática.

   Sim, com a ajuda dele, Espírito Santo, mas discernido no entendimento e usado, como Paulo ensina aos Efésios, na metáfora da armadura, na luta contra o velho homem.

¹³ "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." Ef 6.   

   Aliás, o apóstolo ensina, são três os inimigos, veja abaixo "nossos delitos", trata-se do nosso (1) velho homem (para homem e para mulher); (2) "segundo o curso deste mundo", aqui o fascínio é apelo do mundanismo; (3) "segundo o príncipe das potedtades do ar", aqui Satanás, de quem "não desconhecemos os desígnios", também se estivermos no Espírito, 2 Co 2,11.

¹ "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, ² em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; ³ entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." Ef 2.

   Vamos usar o filtro. Para isso, debruçar sobre as Escrituras. Ontem, no chamado "culto da virada", ouvimos uma relação muito edificante de testemunhos.

.   Entre eles, nossa nutricionista comentou que, assim como nos alimentamos de três a quatro vezes ao dia (sem tirar os lambiscos, como dizia a minha mãe), precisamos também nos alimentar das Escrituras ao longo de todo o dia.

   Nesse caso, sem nenhuma restrição alimentar. Aliás, o salmista anônimo, autor do Salmo 1, diz que pode ser também à noite. Não. Não assalto à geladeira, de madrugada, a não ser que seja para comer uma maçã (que não é e nem foi a fruta do Éden), lendo a sua Bíblia.

² "Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Sl 1.

   Não faça dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário