quarta-feira, 14 de maio de 2025

Histórias de Brás de Pina - Igreja de origem do Pr Nelson Rosa

 Hoje o #TBT homenageia o saudoso irmão Presbítero Eugênio Geraldino Pimentel.

Ele foi o fundador do Conjunto Instrumental de nossa Igreja, fato ocorrido em  29 de Janeiro de 1960, cujos componentes eram preparados por ele, crianças e adultos.

O irmão Eugênio Pimentel nasceu dia 13 de novembro de 1902, em Minas Gerais. Ainda jovem, estudou música e regência com Sr. Bissito Lopes, maestro espanhol, que residia em Aracati, cidade mineira.

Foi professor de música no Liceu de Cachoeira de Macacu, Estado do Rio de Janeiro no SENAI, juntamente com outros colegas. O célebre Maestro Heitor Villa-Lobos chegou a essa cidade fluminense e examinou os professores de música de seleção e considerou o irmão Pimentel como melhor professor de música do SENAI e de toda a região conferindo-lhe por isso um certificado de “Competência para o ensino de música.”

Em 1951, veio morar na Penha Circular. Logo depois, começou a frequentar os cultos em nossa igreja, de que então era pastor Rev. Júlio Inácio Cardoso, que o batizou depois que fez a sua pública profissão de fé, em 7 de outubro de 1957.

Em 16 de janeiro de 1973 foi consagrado diácono pelo Rev. Manoel Mendes da Silva. Em 25 de julho de 1978, foi consagrado a Presbítero pelo Rev. Henrique de Oliveira Simões.

Além de músico, ocupou o cargo de tesoureiro da Igreja, secretário da Administração do Patrimônio, tesoureiro da Caixa Diaconal e da União de Homens, sendo também um dos seus fundadores.
A última vez que esteve na igreja foi no dia 6 de maio de 1979, pela manhã, quando ainda, embora enfermo, auxiliou na distribuição da Ceia do Senhor.

Ele faleceu em 14 de agosto de 1979, deixando sua esposa, D. Alda M. Pimentel, 12 filhos, 25 netos e 6 bisnetos.

Em novembro desse mesmo ano, a Igreja, a pedido dos músicos, aceitou dar o nome do Conjunto Instrumental de Conjunto Instrumental Presbítero Eugênio Geraldino Pimentel.

#TBTPresbíteroPimentel
#90anosIECBP #legadodeamorefe










Nenhum comentário:

Postar um comentário