³¹ "Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." Atos 16.
Paulo estava prisioneiro em Filipos. Ele havia, nessa cidade, uma Colônia Romana, ou seja, pretensão de uma "Roma em miniatura", encontrado um grupo de senhoras que se reunia, em oração, na beira do rio.
Quantas eram mães, a gente não sabe. Mas já conhecemos a fama dessa turma de mulheres da hoje assim chamada "União Auxiliadora Feminina".
E com elas começou uma das Igrejas mais ativas, fiéis e autênticas de todo o novo testamento. Que poder têm as mulheres. Pode ser para o bem, assim como para o mal.
Paulo, desta vez a Tito, detalha como se dá essa capacidade feminina, que pode ou não ser contraditória:
³ "Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, ⁴ a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, ⁵ a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada." Tito 2.
Aqui são idosas, nem sempre todas mães porém, espera-se, terem aproveitado todo esse tempo para granjear sabedoria. E vejam quantas coisas podem, nesse caso, realizar.
Sejam sérias. Não significa dizer que não sorriam ou sejam bem-humoradas. Mas todo o tempo consagradas. Com Paulo fala aos Efésios 5,3-4.
E que não sejam diabólicas, no original, acolhendo em si o vício do cão, de semear discórdias , mesmo com mentiras, maledicência e intrigas. Por ser cultural beber-se vinho, Paulo condena tudo o que o excesso dele poderia provocar.
Então poderão ser mestras do bem, sendo primeiro exemplo. Mestras do amor, da sensatez e o contrário do que o mundo atual propaga: dona de casa, bondosas e sujeitas aos maridos.
As mulheres de Filipos, de tão ativas e dedicadas, geraram em seu grupo uma igreja. Lendo toda a carta, podemos conhecer tantas virtudes que os irmãos daquela igreja reuniam consigo.
E que papel teria a mãe para a salvação de uma casa? Josué disse que a sua inteira casa serviriam ao Senhor. Há um papel individual na composição de um lar.
Podemos hoje destacar o papel da mulher, que se torna mãe, que nunca poderá ser individualista. Terá de construir, com o seu papel, comunhão.
¹ "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." Provérbios 14.
A vida pode ser construída em conjunto, como na igreja, que é "família de Deus", ou na família humana, quando se crê no Senhor Jesus. Alguém da casa que crê, será benção para todos os outros.
A vida também pode ser destruída em conjunto, como denuncia o Salmo 1, quando mostra que, para o erro, também existe gradação:
¹ "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Salmo 1.
E logo o salmista completa onde devemos colocar nosso prazer e nossa atenção:
² "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Sl 1.
Podemos avaliar que há prazer fora dessa regra. Mas ela se cumpre na vida, queiramos ou não. Se não atendermos ao "não" de nossa mãe, vamos ficar expostos ao desregramento do mundo.
O evangelho pode entrar na casa pelo testemunho da mãe. A casa pode se tornar, como a igreja, um abrigo contra todos os males do mundo.
Mas, para isso, precisamos crer no Senhor Jesus, para ser salvos. Como no Egito, na décima praga, quem estivesse não somente dentro da casa, mas debaixo da proteção do sangue, escaparia de todo o mal que transitava lá fora.
Trata-se de uma escolha: crer (ou não crer) no Senhor Jesus, para ser (ou não ser) salvo de si mesmo, da escolha errada feita e de todos os males do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário