Onde estás? Esta a primeira pergunta de Deus ao casal Adão e Eva, na viração do dia, quando pensavam esconder-se. Pois nem esconder-se e nem saber onde estavam.
Interessante é o ser humano dizer que não tem provas da existência de Deus. Como se dissesse que Deus se esconde, que não aparece. Quem pensa que se esconde é o próprio ser humano.
Ridícula a indicação da história primordial: "esconderam-se por entre as árvores do jardim". Não cessamos de ser crianças. Elas que pensam esconder-se apenas pondo as mãozinhas frente aos olhos.
Jeremias cobra do povo de Israel que perguntem "Onde está o Senhor?". Nem esta pergunta, pode-se dizer, é fruto de autonomia humana ou sede autônoma por Deus.
Quando o salmista se expressa dizendo "A minha alma tem sede de Deus", pode crer, não parte do interior de quem assim afirma. Deus a põe no coração do homem/da mulher. Ou será que algo existe que não tenhamos recebido de Deus?
Jeremias cobrou de que não se perguntassem por Deus e por Suas obras. Gideão também argumentou com o anjo que lhe apareceu: "Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto", Jz 6:13.
Mas o profeta que foi antes enviado havia advertido: "...não destes ouvidos à minha voz". Jz 6:10. Somente Deus pode dizer ao ser humano onde está. E somente se fará ouvir quando perguntamos onde está o Senhor?
Paulo indica cinco características gerais da condição de quem pensa se esconder de Deus. Ef 2,12: 1. estar sem Cristo; 2. separado da igreja; 3. estranho à Bíblia; 4. desesperado; 5. sem Deus no mundo.
Pode ser que exista outra fonte que não a Bíblia para se ouvir Deus. Seria mística, ou seja, audível de forma sonora direta? Seriam compêndios de teologia? Quem sabe fragmentos de antigos filósofos ou na continuidade da história deles?
De nenhum modo contesto tais tradições. Pelo pouco que conheço, enalteço-as, e mais conhecesse, fosse da filosofia, fosse da teologia para enaltecer ainda mais. O que desejo frisar é que palavra de Deus possível, somente se encontram nas Escrituras.
Onde está o Senhor? Jeremais assim propõe ao povo, no início de sua profecia: "...e sem perguntarem: Onde está o Senhor , que nos fez subir da terra do Egito [...] Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor?", Jr 2,6a e 8a.
Onde estás? "E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?", Gn 3:9. Somente Deus pode nos indicar onde estamos. Caso não se dê ouvido aos profetas, como no tempo de Gideão, ou estes deem pista falsa, como no tempo de Jeremias, não saberemos nem onde estamos e nem onde está o Senhor.
Ainda resta recorrer às Escrituras, que dão testemunho de Deus. "Á lei e ao testemunho", como diz Isaías 8,20. Ou se conhece outro modo de se responder: "Onde está o Senhor?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário