domingo, 1 de fevereiro de 2026

Síntese de ser igreja

 ¹ "Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, ² completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento." Fp 2.

   Há textos na Bíblia que sintetizam o que representa ser igreja.  Não significa que esgotam o conceito, mas que esboçam o alcance do que ela representa.

   Parecem evocar as medidas ao infinito de Paulo, em sua oração aos Efésios. E o amor é o essencial:

¹⁸ "...a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade ¹⁹ e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus". Efésios 3.

   Também aparece "consolação de amor" neste texto.  A exortação em Cristo é o ponto de partida. O amor o maior consolo. A comunhão é dádiva do Espírito. E a natureza nova de afetos e misericórdias é dom de Deus.

⁷⁸ "...graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas". Lucas 1.

   Essa característica de Deus, exclusiva dele, é transmitida a nós. Igreja é o lugar, na graça de Deus, que nos faculta, como afirma Pedro, ser "coparticipante da natureza de Deus".

⁴ "...pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo". 2 Pedro 1.

  Por isso Paulo expressa que é possível a plenitude de uma alegria completa. A segunda parte do texto indica até onde Deus nos conduz em Sua graça.

  A comunhão de um só pensamento, qual seja, experiência de tudo o que se refere à ser igreja.  Em Atos, Lucas expõe essas características, num texto abrangente:

⁴² "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. ⁴³ Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. ⁴⁴ Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. ⁴⁵ Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. ⁴⁶ Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, ⁴⁷ louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." Atos 2.

   Doutrina, quer dizer, Bíblia. Comunhão, temor, milagres, unidade, solidariedade (não somente interna, mas externa), e mais presença na igreja, mais comunhão, louvor, simpatia e resultados por conversões.

   Esse perfil da igreja primitiva está sintetizado nessas segundas afirmativas do texto. Por isso igreja é milagre que Deus realiza em nós. É o lugar que Deus escolhe para repartir conosco seu caráter, personalidade e atributos.

  E nos ensinar um sentimento que, como seres humanos, não é natural em nós. Somente Jesus soube praticar com intensidade. E pode formar em nós, contanto que aprendamos com Ele, nesse contexto que Ele mesmo estabelece: a igreja.

¹⁶ "Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. ¹⁷ Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. ¹⁸ Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário