domingo, 28 de abril de 2024

Bendito o Deus de bençãos que abençoa - Paulo e seu Salmo aos Efésios

   Bendito o Deus de bênçãos que nos tem abençoado. Soa, parece e se confirma como redundante, por três vezes, afirmar-se benção, bendito e abençoa.

  Mas com Deus é assim mesmo. E nesse Salmo do Apóstolo Paulo, ele inicia como muitos salmos do saltério iniciam. E logo passa a enumerar com que bençãos o Deus de bênçãos abençoa.

   A primeira, e olha que só bastaria essa, é o amor com que nos ama desde antes da fundação do mundo. Ora, se o Gênesis inicia com "No princípio, Deus criou os céus e a terra", o amor de Deus por nós se antecipa.

   A segunda benção mencionada é que Deus nos escolheu nele, ou seja, na comunhão de propósitos, Deus nos quer santos e irrepreensíveis perante Ele. Portanto, amor e a santidade são as duas primeiras bênçãos.

   Também nEle mesmo, ou seja, algo somente possível por meio de Deus e obtido em comunhão com Deus, nos predestina para sermos filhos dEle, numa adoção em Jesus Cristo. Esta a terceira benção aqui mencionada.

   Em meio a essa descrição das bênçãos de Deus, sempre aparece no texto que Deus tudo faz por meio de seu próprio beneplácito e em louvor de sua glória. Deus é dadivoso em essência, e conosco compatilha Sua imagem e semelhança.

   Pois neste trecho aparece a graça de Deus como a nós concedida, palavra esta que não tem uma tradução exata em nossa língua. É como se disséssemos que Deus, plenamente dadivoso, ainda tem mais a oferecer, além do que graciosamente já nos concede.

   E agora aparecem a quinta e sexta benção, redenção e remissão de pecados, em e por meio do sangue de Jesus Cristo, aliás por meio de quem todas essas bênçãos aqui mencionadas nos alcançam. E ao mencionar, mais uma vez, a graça de Deus, expressa mais duas bençãos, a sétima e oitava mencionadas.

   Que são o desvendar da vontade de Deus, a nosso respeito, por meio de Jesus, assim como o fato de termos sido, para Deus, feitos herança, do mesmo modo, por meio de Jesus.

   Paulo encerra seu Salmo de Louvor enunciando a nona e décima benção, de sermos, como igreja, destinados para louvor da glória de Deus e ter, como garantia de tudo isso, o selo do Espírito Santo, que nos batiza em Cristo, em quem estamos, depois que ouvimos a mensagem do evangelho, tendo nela crido, desta forma estarmos em Cristo, em plena comunhão.

   Estas são as 10 bênçãos que Paulo menciona, nesse seu Salmo introdutório da carta aos Efésios, a qual expressa detalhe a detalhe o que significa ser igreja de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário