"E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado." Lc 13.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Avisa à raposa que há agenda
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Amizades
Eu posso dizer ter vivido pouco com Ino. Mesmo porque o Acre está mais ou menos a 4200 km e eu com mais 30 anos aqui.
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Bendize, minha alma
Por que a alma deve bendizer ao Senhor?
Por que alma? Por saber quem na verdade somos. Se não conseguimos nos subverter definitivamente, a alma prossegue sensível para dizer quem somos na verdade.
Bendize, alma, mas não esqueça nenhum só (olhe vem o uso do indefinido). Mas será chamar de benção as que são verdadeiramente bênçãos.
Bênçãos pessoais
1. Conta as bênçãos. E uma delas, é contablizar os pecados, para saber de onde Deus nos tirou. Quais são, então, esses benefícios?
1.1. Perdoa todas (veja bem o pronome indefinido) as nossas iniquidades e Sara essa enfermidade (ver Isaías 53 e Romanos 8): o pecado é a única enfermidade que "amamos";
1.2. Quem redime a vida da cova. E não pense que se trata de atrasar a ida para o cemitério. Puxa, como desejei isso para meu pão e minha mãe, e Regina para o país dela. Pelo menos, para depois do culto dos 90 anos. Mas do sentido de cova relacionado ao modo de vida herdado após a expulsão do Éden, errante em relação à árvore da vida.
1.3. E que coroa de bênçãos pela velhice afora, mantendo a qualidade de vida, em lucidez e ganho espiritual. Definitivamente, prosperidade não é ganho financeiro. A coroa é graça e misericórdia (amor). Graça é o que permite a Deus, sem peço, dar, conceder e amor regula o Seu envolvimento conosco.
Bênçãos gerais
1. Faz justiça;
2. Julga todos os oprimidos;
3. Manifestou a Moisés e
4. Aos filhos de Israel seus caminhos;
Quem Deus é:
3. Misericordioso (amoroso), compassivo, longânimo, assaz benigno;
3.1. O que isso significa:
3.1.1 Não repreende perpetuamente/nem conserva para sempre a sua ira;
3.1.2. Não nos trata segundo os nossos pecados/nem nos retribui consoante as nossas iniquidades;
3.1.3. Qto o céu de alteração da terra é gde a sua misericórdia (amor) para com que os temem/Qto dista por Oriente do Ocidente assim afasta de nós a nossas transgressões/Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem.
4. O que Deus sabe
4.1. Nossa estrutura que é pó;
4.2. Nossos dias como a relva e a flor do campo
4.3. Contrasta com isso a Sua misericórdia (amor) de eternidade/ e justiça sobre
4.3.1 Os que o temem/o os filhos dos filhos
4.3.2. Para os que guardam Sua aliança/os que lembram seus preceitos e os cumprem
5. Onde Deus está, onde habita Is 57,15
6. Quantos e quem bendizer-lHe o nome:
6.1. Anjos
6.2. Exércitos e ministros
6.3. Todas as obras em todos os lugares.
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Aula de amor em 1 João 4
A toda hora é urgente falar de amor. Não porque nos declaramos especialistas no assunto. Seria plena prepotência. Mas porque é essencial.
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
Mendigos de amor
Há uma imagem recorrente que todos os que cruzam as ruas de meu bairro, Manoel Julião, ou do bairro vizinho, Conquista, conhecem.
domingo, 3 de agosto de 2025
Agir segundo a verdade do evangelho
¹⁴ "Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos". Gálatas 2.
sábado, 2 de agosto de 2025
Pelo sim, pelo não
Costuma-se, pela não familiaridade com o texto ou por decidida intenção, desmerecer a Bíblia, frequentemente acusada culpada de males diversos.