A toda hora é urgente falar de amor. Não porque nos declaramos especialistas no assunto. Seria plena prepotência. Mas porque é essencial.
Conhecer, praticar, refletir sobre ele. Interessante Paulo afirmar que excede todo o entendimento. Mas que conhecer esse amor é ser tomado "de toda a plenitude de Deus".
Afirmar isso só tem duas saídas: ou é uma loucura, ou plenamente factível. Por constar nas Escrituras, e somente nela consta, tem toda a credibilidade.
¹⁹ "...e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus."Ef 3.
Em João 15 Jesus dá uma aula sobre amor. O contexto é a última Páscoa (e primeira Ceia), ensejo do texto da videira. E João, apelidado "apóstolo do amor", também dá aula em sua 1 João.
Qual o origem do amor? Deus, porque somente existe nEle. Mas pertence à essência do amor ser compartilhado. Deus o faz no Filho. Mas não existe amor periférico.
⁷ "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. ⁸ Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." 1 Jo 4.
Nem simulação de amor. Ou dissimulação de amor, ou seja, hipocrisia disfarçada. E somente tem amor quem recebe o Filho.
¹⁰ "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." 1 Jo 4.
Porque amor só existe pela dádiva do Filho, batizados no Filho e exercido na igreja, para efetiva ação de desdobramento no mundo.
Autenticidade de amor somente uma vez garantida por Deus. Exercida pela comunhão com o Filho, no contexto da Igreja, para ação fora dela, no contexto do mundo.
¹¹ "Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. ¹² Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado." 1 Jo 4.
E é ação do Espírito em nós. Se somente amor só existe em Deus, é-nos concedido no e pelo Filho, só atua em nós e, por meio dele, autenticados filhos de Deus por suporte único de ação do e pelo Espírito.
¹³ "Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito.
A igreja de Jesus está no mundo, nele aparece e dá testemunho verdadeiro de sua identidade com Jesus por amor, vivenciando e demonstrando esse amor no mundo.
¹⁴ "E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo." 1 Jo 4.
No amor, somos aperfeiçoados em Deus, nEle permanecemos, testemunhamos sem medo no mundo, mantemos confiança no Senhor e amamos o mundo, como Deus assim amou.
Não existe outro tipo de amor. Não existe intensidade de amor. Não existe seletividade no amor. Existe amor. E, não sendo amor, trata-se de ódio. E isso é fora de Deus.
¹⁹ Nós amamos porque ele nos amou primeiro. ²⁰ Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. ²¹ Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão." 1 Jo 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário