terça-feira, 1 de abril de 2025

A oração que eu não fiz

 Ou quando atrapalhei Deus operante em minha vida. Josué é  uma unanimidade. Colado,  "servidor de Moisés", o mais indicado para o substituir.

  E olha que não seria tarefa fácil. Teria, pela frente, uma guerra de conquista. Por isso, Deus lhe diz "seja corajoso", para meditar, cumprir e proclamar as Escrituras.

    Não é coisa para covardes, o que ele não foi. Mas certa vez errou por não orar quando devia.  Por isso, foi enganado pelos gibeonitas:

⁴ "Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados". Js 9.

   Abraão intercedeu por Ló, quando Deus compartilhou o destino final de Sodoma. Evidente que Deus já sabia, mas desejava ouvir de seu amigo essa oração. Seria edificação e demonstração de amor. Aliás,  oração é  demonstração de amor.

   E Ló foi tirado à  força da cidade que havia eleito como sua. Só um louco o faria. E fez, depois que se afastou do tio Abraão, talvez o único crente naquela família. Se Ló era crente, não orava para tomar decisões.  Por isso está  escrito:

¹² "Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. ¹³ Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor." Gn 13.

   Era assim a família: Tera seu avô, pai de seu pai Harã (que morreu cedo) e de seus tios Naor e Abraão, era idólatra.  Não se aprende oração  com idólatras, nem com quem não  se constitui exemplo. Não foi de seu pai que Abraão ouviu sobre fé ou sobre orar.

     Diferente com Josué, que evangelizou (e foi exemplo a) seus filhos. Ao final, expôs sua família,  afirmando, com certeza, "eu e a minha casa serviremos (e servimos) ao Senhor". E ninguém do povo chamou de linguaruda a esposa dele. E nem disse que os filhos dele pegavam as menininhas do arraial.

   Ou que as filhas dele eram menininhas para lá de fáceis. Já na casa de Ló, a família se apegou tanto à  cultura de Sodoma, que somente sobraram vivas duas filhas,  nenhuma das duas crentes.  Aliás,  é  melhor nem lembrar o final, que consta nas Escrituras, em Gn 19.

   Elas são  assim. As Escrituras não  escondem. Nelas,  aparecemos nus e fora do paraíso.  Mas mostram o acesso à árvore da vida. Com uma cruz no meio do caminho. Estrada de mão  única,  previna-se.

   Moisés também orou. Desciam do monte, ele e Josué, garoto novo, pensando que o ruído no arraial era guerra. Moisés, o velho, denunciou que era um tremendo pancadão.

   Com tudo o que os atuais contêm. E tão grave foi tudo, que somente a tribo de Levi, armada e agressiva despertou todos: foi guerra civil no arraial, irmão contra irmão.

   Deus então chamou Moisés, e disse: "Estou fora. Mando o Anjão, meu anjo mais chegado, com vocês. Toma que o povo é  teu: extermino todos e recomeço com você,  Abraão II, a Missão".

   Mas Moisés (que era gago),  na sua oração, retrucou: "Nã, nã, ni...Nã, nã,  não: o po-po-povo é te-te-te-teu. Saiu do Egito com o Teu nome. Se quiser mudar de plano, co-co-corrrrr-ta me-me-meu no-no-nome do li-li-livro  da-da-da  da-da-da viiiiii-da". Foi mais ou menos  assim.

  E um dos mais notáveis versículos  do Êxodo, quiçá das Escrituras, brota, como síntese,  da oração  de Moisés:

¹⁶ "Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?" Ex 33.

   Deus quer ouvir orações.  Modelam nosso caráter. Tornam-nos mais chegados a Ele.  Mais íntimos. Mais imitadores dEle. Mas vamos seguir o manual de oração,  as Escrituras. Jesus que ensina, no Sermão  do Monte.

   Oração farisaica, daquelas que nos reforçam o ego, "orar de si para si", nem pensar: isso não  é  oração.  Nem as que nos fazem pensar ser superior a tantos outros. Essas são as farisaicas. Desistam.

   Nem as vãs, seja por si mesmas,  ou sejam pela repetição  de incoerências. Deus abomina incoerências. E sem blá-blá-blá: não  é  pelo falar muito.

   Para encerrar, lembrar de Neemias. Havia orado. Aliás,  começa  com oração esse seu libreto das Escrituras.

⁴ "E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." Ne 1.

  Então,  resposta veio.  O rei da Pérsia percebeu a tristeza estampada no rosto dele. E tinham humor flutuante: se decidissem asneiras,  não retroagiam, Neemias temeu. Então, o que fez?

  Orou. ² "E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. ³ E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo? ⁴ E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus". Ne 2.

   "Então  orei ao Deus dos céus" Há  mais tantas orações nas Escrituras. Elas são  o manual de oração.  Percorrer suas páginas,  não  somente ensina mecanicamente orar. Porque isso é vã repetição.

   Mas ensina a orar com maturidade. Estilo Josué (que na maioria das vezes, sim, orou). Estilo Abraão,  Moisés e Neemias, para ficar só nesses. Rastreie mais exemplos de oração nas Escrituras.

   Como aquela oração explícita da siro-fenícia, propositalmente provocada por Jesus.  Sim, Jesus é exemplo de oração e nos provoca a orar.

²⁶ "Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos". ²⁷ "Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos". Mt 15. Oração explícita, reação de fé elogiada por Jesus.

   Para encerrar esta exortação,  lembrar  a análise do salmista,  em Sl 42: ¹ "A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 

⁸ Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida." Para orar, somente com sede de Deus na alma.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário