²⁵ "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens." 1 Co 1.
Deftivamante. Um dos dois é louco: ou Paulo, que atribui loucura a Deus, ou Deus mesmo é louco, e Paulo está correto.
Podemos seguir, verificando o que Paulo chama de loucura e atribui a Deus. Acima, nesse mesmo trecho, chamou de loucura a pregação. Pregação do quê? Do evangelho. Veja abaixo:
¹⁸ "Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus." 1 Co 1.
O textos dos evangelhos nos socorrem, com a lógica do ladrão. Havia um de cada lado de Jesus. Aliás, podem até ter sido mais de dois: os romanos costumavam enfileirar crucificados.
Um deles questionou Jesus, mais ou menos assim: "Você é salvador do que ou de quem? Caso confirmado, salve a você e a nós dois", referindo-se a ele e ao cúmplice das delinquências.
Então outro disse, mais ou menos assim: "Rapaz, respeite: nós sempre soubemos que, quando nos pegassem, terminaríamos aqui. Mas esse aí não tem nenhuma culpa".
E voltado para Jesus, ele disse:
⁴² "E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino." Lc 23.
Talvez, também fosse louco. Que reino? É preciso ser louco para crer na loucura de Deus. Caso não queira crer no que Deus pretende, cure-se da loucura de Deus.
Caso queira crer na "palavra da cruz", seja louco junto com Deus. Porque Paulo ainda argumenta pelo texto lá de cima. A loucura de Deus é mais sábia do que a ciência dos homens.
E a fraqueza de Deus é mais forte do que a força do homem. Será sábio optar pela loucura de Deus, assim como por Sua (de Deus) fraqueza.
O Salvador foi pregado na cruz, específico lugar de toda a vitória. Específico lugar de toda a salvação.
Ah, sim, mais uma coisa que o ladrão disse: Jesus vem no reino dele. Em Lucas está a reposta de Jesus quando os fariseus lhe perguntaram sobre o reino:
²⁰ "Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. ²¹ Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós." Lc 17.
O reino de Jesus está (ou não está) dentro. O ladrão crucificado, o outro, o que não era debochado, sabia do reino, que já estava dentro dele.
Isso mesmo. Salvação (e participação no reino) é estar crucificado com Jesus. Encerramos com mais uma afirmativa de Paulo Apóstolo, mais um louco da hora:
¹⁹ "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; ²⁰ logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." Gl 2.
Então, crucifique-se com Cristo, seu(a) louco(a).