⁷ "O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. ⁸ Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe." Provérbios 1.
Um recado rápido. Provérbios é o livro da sabedoria. Cheio de instruções práticas. Fáceis de entender e todo o tempo necessárias.
O vesículo que, às pressas, escolhi ontem está aí em cima. Fala de três coisas fundamentais para a sabedoria em sua vida:
1. Temer ao Senhor: (יִרְאַת יְהוָה - yirat Adonai, no hebraico). Significa basicamente três coisas:
1.1. Sentir-se atraído pela beleza, santidade e perfeição de Deus;
1.2. Desejo de adorá-lo com sinceridade de coração em todo o tempo;
1.3. Compromisso de amor em assumir e obedecer Sua vontade em nossa vida.
Você não é mais uma menina, apenas uma criança. Mas também não é ainda uma pessoa adulta.
Então, já sabe fazer escolhas que uma criança não faz, até porque os pais não permitem, mas também está ainda apreendendo a sempre fazer as escolhas certas.
Por isso você precisa sempre reafirmar o seu compromisso com Deus, sempre atenta em sempre manter no coração e em sua mente o temor do Senhor.
A outra parte do versículo fala sobre os pais. Embora os seus não mais vivam juntos, você deve amá-los igual e intensamente. Ali no versículo ocorre o que se chama, na poesia bíblica, um paralelismo:
Então a gente deve ler pai = mãe, ensino = instrução e ouvir = não deixar. Teu pai e tua mãe te instruem, ainda que não sejam perfeitos.
Então sempre ame intensamente e honre tanto o seu pai, quanto a sua mãe. Assim como, e sua idade já desperta você para isso, avalie de modo crítico e sensato as atitudes deles.
Você já está na idade do diálogo. Pode conversar com eles que, aos poucos, vão compreender que você está na transição para a vida adulta.
Ore por eles, tanto quanto ora por você. Peça a Deus que os oriente, tanto quanto pede a Deus que oriente você. Que tanto seja amiga de seu pai e de sua mãe, quanto deseje que eles dois sejam amigos entre si.
Grato por sua amizade. Sempre vai me encontrar na igreja. E sempre ao alcance de um contato no dia a dia da vida. Seja, permanentemente, temente a Deus, para alcançar, permanentemente, sabedoria.
E siga também o conselho de Paulo no versículo abaixo: desenvolva a sua salvação:
¹² "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; ¹³ porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." Filipenses 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário