²⁵ "Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço." Gn 26.
É a síntese de um pacificador. Se na Bíblia há, pelo menos, um deles, é Isaque. Os homens de Abimeleque o provocaram entulhando, duas vezes seguidas, os poços que os pastores dele cavaram.
Duas vezes ele disse "Deixa disso". O terceiro, que cavaram, não foi entulhado. Então os tais vieram, ao inverso, tomar satisfações: Ora, como é que entulhamos duas vezes e não rolou nenhum rosco?
E Abimeleque baixou uma lei de proteção a qualquer um da linhagem ou empreita de Isaque. Este seria intocável. Um pacificador, então, cava seu poço, arma sua tenda e ergue um altar.
Creio que Isaque esperasse da vida viver sua fé. Para isso, precisaria do poço, de sua tenda e do altar. Talvez o altar seja esse que requeira cuidado maior.
Porque por água e tenda, a gente se acomoda. Há uma fase da vida em que até oramos pela casa própria. Mas, como ocorre com frequência, após receber, relaxamos. Coisa ganha.
Ainda que poço e tenda também signifique suprimento espiritual contínuo. Veja o que Jesus diz:
³⁷ "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. ³⁸ Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." Jo 7.
Infelizmente, sede de Jesus, talvez, seja algo que muito facilmente se perca ou nem seja encarado como vital. A pergunta da samaritana a Jesus foi:
¹¹ "Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?" João 4.
Para logo, então, Jesus completar:
¹³ "Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; ¹⁴ aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." João 4.
A mulher então falou: ¹⁵ "... dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede". Poço pode representar a necessidade permanente dessa sede. E essa água que somente Jesus tem é uma fonte contínua, já nesta vida, a jorrar para e por toda a eternidade.
A tenda é a igreja. Quem não a tem dentro, não a valoriza. O tabernáculo, no deserto, era montado, desmontado, carregado nas costas, montando e desmontado, de novo, pelo caminho daquela peregrinação.
Era o culto, era a adoração, eram os cânticos, era o ensino da lei do Senhor, era a comunhão, aquela tenda era a igreja que caminhava pelo deserto. Este mundo é o deserto.
As Escrituras contam, sobre Ló, que ele:
¹² "Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. ¹³ Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor." Gn 13.
Pois neste mundo, ninguém mais monta tendas na direção de Sodoma: ela que vem em nossa direção, emparedando-nos tendas adentro. O mundo todo virou Sodoma e Gomorrra.
E quanto ao altar, como procederam Elias e, mais de 200 anos depois, Josias, sempre precisa ser restaurado:
³⁰ "Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas." 1 Reis 18.
Se o altar estiver em ruínas, se a sede não mais existe e se, pela caminhada, não há tenda onde se refugiar, você está perdido no mundo. A situação é aquela descrita por Paulo Apóstolo, em detalhes:
¹² "...naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo." Efésios 2.
Confira: 1. Sem Cristo; 2. Separado da comunidade (igreja); 3. Estranho às alianças (sem Bíblia); 4. Desesperado (embora indiferente); 5. Sem Deus no mundo.
Para se viver, basta o poço, a tenda e o altar. Sustento, abrigo e comunhão com Deus. Essa é a fé que vence o mundo. Não seja como Rebeca, tão próxima de Isaque, mas cega para o testemunho dele.
⁴ "...porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. ⁵ Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?" 1 João.
Escolha entre ser um(a) vitorioso(a) diante do que, para Deus, representa vitória. Ou ser um(a) derrotado(a) nesse mundo e nessa vida. A única que se tem.
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