¹⁶ "Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade." 2 Pe 1.
O poder de Deus dado a conhecer, segundo Pedro atesta ter feito, diz respeito à segurança que vem por meio da fé. As Escrituras não são livros escritos para comprovar que Deus existe.
Mas foram escritas para conduzir à fé em Deus. Por isso Pedro lembra aos irmãos que não segue "fábulas engenhosamente inventadas".
As Escrituras, em Gênesis, iniciam com "No princípio, Deus". Portanto, já se trata de um dado assumido. E prossegue afirmando que "criou os céus e a terra".
Tudo à volta visto é criação de Deus. E o autor de Hebreus já antecipa as descobertas que um dia, com os avanços da ciência, todos iríamos conhecer: ³ "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem." Hb 11.
¹⁷ "... pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. ¹⁸ Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo." 2 Pe 1.
Por duas maneiras Pedro confirma a si próprio como testemunha: (1) testemunha ocular; (2) ter ouvido a voz vinda do céu. Trata-se de uma evidência específica para os apóstolos.
Quem, por acaso, achá-la fraca ou incompatível com evidências mais sofisticadas, terá de desacreditar não que tenha ocorrido, mas se o Deus que existe seria capaz de o fazer.
Ontem se comemorou um dia de tantas crendices e da facilidade com que o ser humano se deixa levar, exatamente, por fábulas engenhosamente (ou nem tanto) inventadas.
Então, quando Deus concede prova audível e visível, não é encarado como suficiente. Paulo aponta para quão facilmente, nestes últimos dias, as pessoas se deixarão enganar: 2 Tm 4:
² "... prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. ³ Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; ⁴ e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas."
¹⁹ "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração." 2 Pe 1.
Pedro menciona as fábulas, das quais está vacinado, mas há gente desavisada que não dá atenção à palavra de Deus, apta a conceder a "fé que vem pelo ouvir", entregando-se ao engano.
E essa candeia atravessa a história, por meio das Escrituras. Lutero foi um homem que Deus usou para apontar seus efeitos. Ele desburocratizou a fé.
Sola Escriptura, deixou somente com a Bíblia a fonte única e legítima da palavra de Deus. A Igreja Católica prescreve Escrituras, Tradição e Magistério. E ainda acrescenta ao AT mais 7 livros não inspirados.
Sola fide, ou seja, somente pela fé, e Sola Gratia, somente pela graça, reafirmando o que as próprias Escritiras já dizem: ⁸ "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; ⁹não de obras, para que ninguém se glorie." Ef 2.
Somente Jesus, porque não há outro mediador entre Deus e os homens e não há salvação em nenhum outro nome:
⁵ "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, ⁶ o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos." 1 Tm 2.
¹² "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." At 4.
Somente a Deus glória, porque ele não a reparte com nenhum outro, somente Jesus dela participa, mas concedeu-a à igreja:
²² "Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; ²³ eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim."
Por isso podemos ter confirmada a palavra profética: das Escrituras:
²⁰ "... sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; ²¹ porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." 2 Pe 1.
Não é por diletante escolha que foi escrita. Não foi por iniciativa ou ideia puramente humana que foi escrita. Mas Deus moveu, por seu Espírito, cada autor: 2 Tm 3.
¹⁶ Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, ¹⁷ a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."
E Lutero resgatou o entendimento do que Pedro afirma sobre o sacerdócio universal do crentes em Jesus: cada um que crê adminsitra sua própria vida cristã. Nada mais livre, diante de Deus, ao mesmo tempo que total e unicamente responsável. 1 Pe 2:
⁹ "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".
A candeia inflama nosso coração e a estrela da alva, que é Jesus, nele resplandece:
² "Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria." Ml 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário