sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Deus nos Salmos - Salmo 1 - Fruto ou palha

 Bem-aventurado/Antes o seu prazer está na lei do Senhor/Ele é como árvore plantada/Os ímpios não são assim/Por isso não prevalecerão no juízo/Porque o Senhor conhece o caminho dos justos.

Deus, no Salmo 1⁰, tem Sua lei e conhece o caminho dos justos. Conhecer, neste sentido, é reconhecer. Palmilhar, caminhar junto e, como no Salmo 23, "guiar por veredas de justiça, por amor (e zelo) de Seu próprio nome".

Esse Deus tem sua lei, na qual o justo medita dia e noite. Por isso, tem um senso de escolha e pode atinar com o certo, que é o inverso do que faz o ímpio. Exata e matematicamente o inverso.

A geração do ímpio é avançar aprofundar-se no mal. Formam um conselho de se planejar o mal, uma roda de cumplicidade em praticar o mal e trilham um caminho de desaprovação.

Na lei de Deus consta a instrução ao inverso. Nela, instrui-se e educa-se o prazer. O resultado é o fruto. O fruto do bem. O justo floresce. Aqui se lembra o Salmo 92, como outras árvores, palmeira e cedro, plantados na casa do Senhor.

Plantado junto a correntes de água. Jesus afirmou que nEle crer é como ter dentro um rio a jorrar. Ezequiel viu brotar dessa casa de Deus um rio que percorre o mundo inteiro, curando tudo por onde passa.

As Escrituras são um rio. Plantados com raízes nela, nunca cessarão os frutos, nunca murcharão as folhas e nunca haverá fracasso. É nem melhor saber no que vai dar o descaminho dos ímpios, que são quem não escolhe plantar-se na lei do Senhor e nem aceitam palpite de Deus nos seus (des)caminhos.

Não há fruto. Há palha. Vão se (es)palha(r). Diz o outro profeta, agora Malaquias, vai se ver a diferença entre o justo e o perverso. Há escolha errada. Não assim os ímpios, não assim. Alegria, toda a alegria de quem não anda por esse caminho.

Salmo 1 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário