sábado, 18 de janeiro de 2025

Deus e o Filho no Salmo 2 - Rejeição/Reação - 2

Por quê?/Enfureçamo-nos, conspiremos, rompamos os laços/Ri-se deles/Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei/Reis, sede prudentes/Beijai o Filho.

A igreja primitiva, surpreendida pela irracionalidade da rejeição de Jesus, menciona este Salmo no uso em suas orações: 

²⁴ "Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; ²⁵ que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo:  Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? ²⁶ Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido". At 4.

O "por que?" não tem resposta. Não há, sadia e racionalmente, razão lúcida e justificável por que rejeitar Jesus. O Salmo registra-se em momentos. 

Momento rejeição: Conspiração contra o Senhor. Gentios se enfurecem/povos divagam o que é vão. Príncipes e reis se exaltam e conspiram juntos contra o Senhor e seu Ungido. Há laços com eles? Rompamos. Algemas nos prendem a eles? Sacudamos de nós.

Momento risível: Ri-se deles o Senhor/O que mora nos céus deles zomba. Vai lhes falar no seu momento de ira/e no seu furor os confundir.  

Momento reação: Deus constitui seu Rei sobre o Santo monte Sião. Proclama-se o decreto da identidade do Filho: Tu és meu Filho/Eu hoje te gerei. O Rei é o Filho: pede e tem as nações/as extremidades da terra por sua possessão. Com vara de ferro as regerá/Despedaça-las-á como um vaso de oleiro.

Momento advertência: reis, sede prudentes; juízes, deixai-vos advertir; servi ao Senhor com temor; alegrai-vos nele com tremor. Isaías também profetiza esse pasmar-se de espanto pelo Filho:

¹⁵ "... assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram entenderão. Is 52.

 Momento escatologia: beijai o Filho, para que não se irrite; dentro em pouco a ira do Filho se inflamará. Com vara de ferro as regerá/Despedaça-las-á como um vaso de oleiro.

Quem não rejeita o Senhor e seu Filho: Cheios de alegrias da bem-aventurança sobre todos os que nele se refugiam.

Salmo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário