1. Fazer o que é reto, perante o Senhor, é modelo permanente e, para Josias, síntese de uma vida.
¹¹ Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém.
² Fez o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.
2 Crônicas 34:1,2
2. Buscar ao Senhor é essencial para qualquer um em todo o tempo. Com que intensidade e sinceridade busco o Senhor?
³ Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição.
2 Crônicas 34:3
3. A relação permanente, a preocupação e o zelo com a casa do Senhor define a personalidade. Qual a minha relação com a casa do Senhor?
⁸ No décimo oitavo ano do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, a Maaseias, governador da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista, para repararem a Casa do Senhor, seu Deus.
2 Crônicas 34:8
4. Não há como buscar o Senhor e manter sadios o zelo e a relação com a casa do Senhor sem buscar a Palavra do Senhor.
²¹ Ide e consultai o Senhor por mim e pelos restantes em Israel e Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se derramou sobre nós, porquanto nossos pais não guardaram as palavras do Senhor, para fazerem tudo quanto está escrito neste livro.
2 Crônicas 34:21
5. Renovar aliança com Senhor é reconhecer a extensão do compromisso com o Senhor, com Sua casa e com Sua palavra.
³⁰ O rei subiu à Casa do Senhor, e todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do Senhor.
³¹ O rei se pôs no seu lugar e fez aliança ante o Senhor, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro.
2 Crônicas 34:30,31
6. Celebrar a Páscoa é nunca esquecer o quão essencial é a cruz de Jesus, que natureza de libertação ela representa e como a vida se sustém por ela.
¹⁸ Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; e nenhum dos reis de Israel celebrou tal Páscoa, como a que celebrou Josias com os sacerdotes e levitas, e todo o Judá e Israel, que se acharam ali, e os habitantes de Jerusalém.
2 Crônicas 35:18
Nenhum comentário:
Postar um comentário