quinta-feira, 23 de maio de 2024

Jesus, o Amém de Deus

 ²⁰ "Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio." 2 Co 1.

   Jesus é o amém de Deus. Esta palavra, "amém", significa "verdade" ou "verdadeiramente". Quando Jesus proferia "Em verdade, em verdade vos digo", dizia "Amém, amém".

   Por isso devemos ser cuidadosos ao dizer "amém", primeiramente em nossas próprias orações, conscientes do que Paulo nos informa:

²⁶ "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." Rm 8.

   A começar pelo arrependimento, o primeiro passo na fé, que somente é verdadeiro, somente tem o amém de Deus, caso seja autenticamente promovido pelo próprio Autor, ou seja, Deus:

¹⁰ "Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte." 2 Co 7.

   Pois Jesus é esse que reúne, em si, a autoria da fé, ² "... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus", Hb 12, e aquele que primeiro anunciou o evangelho de Deus:

   ¹⁴ "Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, ¹⁵ dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." Mc 1.

   Nele tudo, a nosso favor, converge,  ⁹ "...desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, ¹⁰ de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra", Ef 1.

   E é o Cordeiro "morto desde a fundação do mundo", ⁸ "...e adorá-la-ão (Cuidado! Aqui trata-se da besta) todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." Ap 13.

    Ora, afirmou na cruz, "Esta consumado", ou seja, ali completou toda a obra da salvação de Deus: ³⁰ "Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. Está consumado". Jo 19.

   Está aqui um, no caso, eu mesmo, que acredita na predestinação. Mas não naquela calvinista, antes da fundação do mundo, carta marcada, de fábrica, mas nesta, cristológica, explícita na consumação da cruz:

   ⁴ "...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor ⁵ nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade". Ef 1.

    Para a cruz, toda a humanidade foi predestinada e, diante dela, em Cristo, está proposta a redenção: ¹⁸ "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." Jo 3.

    Pedro, no primeiro sermão da era da igreja, em Atos 2, sintetiza a obra, missão e testemunho divino da Pessoa de Jesus Cristo:

²² "Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis", At 2.

    Jesus é o amém. NEle todas as promessas de Deus tem cumprimento. NEle estão todas as garantias das Escrituras:

²⁵ "Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! ²⁶ Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? ²⁷ E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras." Lc 24.

   Ele, Jesus, é o exegeta, ou seja, quem traz à luz, revela, explicita a Pessoa e obra do Espírito Santo:

⁷ "Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. ⁸ Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: ⁹ do pecado, porque não creem em mim; ¹⁰ da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; ¹¹ do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado." Jo 16.

   E Pedro atestou, no primeiro Pentecoste após a Páscoa da morte de Jesus, que este derramou a promessa feita de envio do Espírito Santo: ³³ "Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis." At 2.

   E, para quem crer ser Jesus o Amém de Deus, selado está no Espírito: ¹³ "...em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; ¹⁴ o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória". Ef 1.

  Ora, veja que se cumpra, em você, esse Amém de Deus, por meio de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário