²⁴ "Outra carga não jogarei sobre vós". Ap 2.
Afinal, que tipo de carga queremos? Talvez, nenhuma. Mas liberdade, sem o fardo de Jesus, é prisão dentro de si mesmo.
Hoje já ouvi de um profissional: "Maravilha! É a semana ideal". Disse, referindo-se ao Carnaval. 🎭 Há quem considere essa sequência que, em alguns lugares (ou mídias) já se iniciou, 1 semana antes, como dias muito leves, de pura 🍃folia, sem nenhum freio.
Seria muito bom uma vida sem preocupações. Fazer de conta que não há nenhuma carga. A frase lá em cima foi dita por Jesus a Tiatira, uma das 7 igrejas da Ásia Menor nos dias de João, esse mesmo do Apocalipse.
Quer dizer que Jesus já havia jogado uma (ou mais) carga(s), mas promete não jogar outra. Esse é o mesmo Jesus que também disse, certa vez: ³⁰ "Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mt 11.
Bem, então há jugo, fardo e carga. Embora Jesus tenha, em certas ocasiões, lançado mão de ironia, não é o caso em nenhum desses trechos acima. Então, verdadeiramente, com Jesus há jugo, fardo e carga.
Podemos até preferir não levar em conta essa advertência e nem desejar entender o que significa essa experiência. Fardo suave e jugo pode até parecer, sim, ironia.
Porque qualquer um desses três mencionados implicam em peso. Por questão de opinião, voltando à comparação acima, dependendo do ponto de vista, não há nenhum peso na folia.
Aliás, a própria mídia já veicula opiniões de crentes que renunciam a mencionar nomes de entidades de outras religiões, mas que se mostram inteiros liderando, em parceria, shows de folia.
Inauguram-se vários tipos de evangelho sem carga, leves, nos quais há escolhas segundo os gostos individuais. Sim, realmente a Bíblia se presta a muitas leituras. Até mesmo religiosas. E religião é algo cultural.
Pode ser que uma revisão, por imersão numa cultura light, sem freios ou imposições, seja a interpretação preferida. O próprio Paulo, esse "Apóstolo nascido fora de tempo", certa vez expressou-se:
¹ "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." Gl 5.
Aspiramos todos à liberdade. Sem jugo, fardo ou cargas. Sem nenhum peso. Mas há um tipo de prisão, revelada nas páginas na Bíblia, que diz respeito às nossas escolhas erradas.
Então prefira a carga, o jugo e o fardo de Jesus Cristo. Leiamos todo o contexto em Mateus 11, pondo reparo e fixando com firmeza essa aderência de Jesus:
²⁸ "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ²⁹ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. ³⁰ Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
Aprendamos com Jesus, orando para que também nos torne mansos e humildes de coração, para que tomemos, sim, o jugo, o fardo e a carga de Jesus sobre nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário