sexta-feira, 21 de março de 2025

Por que Escola Dominical

 1. "...todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça".

  A comunhão e ajuntamento "como um só homem" indica a importância igual que todos  deram a essa convocação. Concordar numa coisa: a necessidade de se reunir em torno  da Palavra  de Deus.

2.  "...e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel".
  Estavam ali para nenhum outro propósito,  senão aplicar-se à lei. Então,  pediram ao escriba  Esdras que trouxesse o que mais interessava  e era precioso e essencial para eles.

3. "E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento".
   A Palavra  de Deus é  para todos. Nunca será  cedo para se iniciar. Todos deixaram  suas casas e todas as famílias e todas as idades estavam reunidas.

4. "E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei."
  Fez leitura. Impressiona o período  que se gastou nela. Nossos períodos tem sido menores e, infelizmente, nulos. As ED estão  desaparecendo e o gosto  em ler, ouvir e aprender se tem esvaziado.
   Ressalte-se também  a atitude  de concentração  do povo.  Novamente  todos  os que podiam  entender, ou seja, provinha de todos e todas as idades o grau de interesse.
    Lembrar que, na criança,  será  o interesse dos pais (e dos avós) que os vai predispor a amar as Escrituras e se dedicar  a elas.

5. "Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita,"
   Havia uma infraestrutura  pronta para aquela  oportunidade.  E havia um grupo  de auxiliares.  Percebemos  que, mesmo naquela  época  remota  e ao ar livre, havia uma assistência  inteligente  que permitia  a todos  uma finalidade  produtiva.

6. "E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé".
   E também  havia, por parte dos ouvintes,  uma reverência  e solenidade diante do conteúdo do Livro e porque  reconheciam Deus falando. O livro de Neemias é  o único  do AT que menciona o Espírito  Santo ensinando.

7. "E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! Levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra."
  Tratava-se da Lei do Senhor,  da Bíblia  daquele tempo,  daí  sua reverência e seriedade  diante do ensino da palavra, dedicação  e todo o tempo empenhado ali naquela  manhã.

8. "...e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar".
  Mais uma indicação  de que se organizaram para valorizar o que desejavam  aprender. Deve ser permanente  essa atitude de concentração,  diante da Palavra de Deus.

9. "E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse."
  Todas as etapas necessárias  ao entendimento da Palavra de Deus são necessárias  ao bom proveito desse aprendizado.  Liam, declaravam, explicavam o sentido e tornavam  entendido.

10.  "E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei".
   O momento lembrava a razão  por que estavam retornando  de 70 anos em cativeiro. Toda uma geração  se foi pelo tempo no país  estrangeiro.  E foi exatamente  por não  guardar a Lei do Senhor  que exprimentaram toda essa provação.

11. Saíram  da dieta v. 10.
   Também  há  festa. É  só  deixar de fora a gula. Mas, para o choro (não  teatral) há  uma bem-aventurança.

12.  "E no dia seguinte ajuntaram-se os chefes dos pais de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, a Esdras, o escriba; e isto para atentarem nas palavras da lei."
   A leitura, ensino  e aprendizado da Lei do Senhor  tem um dia seguinte.  Lembrar, checar o que aprendeu, pôr  em prática,  reconhecer lutar consigo mesmo no empenho  em cumprir no viver a Palavra  de Deus.

Um comentário: