¹ "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor. ² Pararam os nossos pés junto às tuas portas, ó Jerusalém!" Salmo 122.
Alguns sintomas são decisivos. Esse da alegria pelo convite à casa do Senhor é um deles. Minha mãe, que viveu 86 anos entre nós, teve, durante toda a sua vida.
Por que a menciono aqui? Porque ela transmitiu a mim e eu, aos meus dois filhos, essa mesma alegria. Graças a Deus, minha esposa também aprendeu.
E transmitiu. Isso é decisivo. Conheço casais em que o marido não tem esse desejo. Mas a esposa manteve. E hoje os filhos também mantém.
Essa "casa do Senhor" é a igreja. Lugar onde decidimos que será nossa referência para o culto, para a oração, para aprender a Bíblia, na escola dominical (diga-se, de passagem, uma excelente ideia: como dizia um meu professor do Seminário, a "escola da igreja").
Essa tradição das chinelas fora da porta é acreana, de raiz, por causa do pó fino, como talco, a poeira dos ramais daqui, como o pó fino da Palestina dos tempos de Jesus.
Pois os chinelos são de quem vem, por alegria, à casa do Senhor. Por que você vem ou não vem? Essa vinda é voluntária. Certo, então venha.
Mas não vou. Não tenho vontade. Como dizia meu pai, não vejo "sentido prático" nisso. Não me faz falta. Bem, é uma escolha. É a sua escolha. Então, assuma a sua escolha.
Mas sua vontade está doente. Porque essa alegria você não tem. Ah, Deus está em toda a parte. Ele está onde eu estou ou não estou. Por isso, não preciso, nunca mais, de ir à casa do Senhor.
Mas em sua oração, tendo pedido a Deus, e ficado curado de sua doença, o rei Ezequias disse: ⁸ "Qual é o sinal de que o SENHOR me sarará e de que, ao terceiro dia, subirei à Casa do SENHOR?" 2 Reis 20.
E os filhos de Coré, em seu salmo: ⁴ "Lembro-me destas coisas — e dentro de mim se me derrama a alma —, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa." Salmo 42.
Para a casa do Senhor, deve subir uma multidão em festa, com gritos de alegria e louvor. E a alma se derrama, só de sentir saudade dessa procisssão.
Tome como exemplo os filhos de Coré, em seu salmo, o rei Ezequias, pela cura de sua doença, em sua ansiedade por estar nessa casa. E junte-se a Davi, o rei músico, compositor e profeta.
¹ "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor. ² Pararam os nossos pés junto às tuas portas, ó Jerusalém!" Salmo 122. E as chinelas pusemos à porta.
Vamos, vamos à casa do Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário