domingo, 8 de setembro de 2024

Coisas de Pedro - Conhecimento 2 - Parte 5

 O Novo Testamento revela que todo o conhecimento de Deus nos é concedido pela revelação em Jesus Cristo. No final do ministério de Jesus, em suas últimas palavras aos discípulos, uma pergunta de Felipe permite uma afirmação de Jesus que transparece essa realidade:

   ⁸ "Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. ⁹ Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" Jo 14.

  E certamente não seriam os olhos físicos de Felipe que lhe permitiriam ver ou conhecer Jesus e, consequentemente, o Pai. Mas o ver que somente a fé proporciona.

   Teríamos a resposta. Até aqui, concluímos que conhecer o Senhor foi, no Antigo Testamento, um apelo permanente. E continua a ser no Novo Testamento, porém este anuncia que em Jesus se cumpre esse anelo, esse pleno desejo.

   Para ver Jesus: (1) crer nEle, por meio de sua palavra:

³⁵ "Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem? ³⁶ Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? ³⁷ E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. ³⁸ Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou." Jo 9

  (2) experimentar, na comunhão da igreja, o conhecimento de Deus:

¹⁶ "... não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, ¹⁷ para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, ¹⁸ iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos ¹⁹ e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; [...] ²² E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, ²³ a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." Ef 1.

  (3) entender ser a Bíblia, a palavra de Deus, fundamental em todo esse conhecimento:

¹⁶ "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, ¹⁷ a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." 2 Tm 3.

   Outros textos há no Novo Testamento que demonstram ser o próprio Jesus, a comunhão como igreja e a palavra de Deus os três principais eixos de crescer no conhecimento de Deus, por meio de Jesus Cristo. 

Por hora, basta compreender esse tripé. Porém podemos lembrar, na carta aos Efésios, a igreja que, segundo revela o Apocalipse, abandonou o amor, o quanto é essencial o conhecimento de Jesus:

 ¹⁷ "... e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, ¹⁸ a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade ¹⁹ e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus." Ef 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário