sábado, 21 de setembro de 2024

Estações do milagre chamado Asafe

 Domingo 15 de setembro de 2024 - 22h34min

Queridos irmãos e amigos,

Asafe nasceu com dificuldades de respiração e está na UTI. Não está entubado, mas recebe auxílio de oxigênio e sonda para alimentação.

Fará exames agora a noite, só saberei os resultados amanhã. Ficará no mínimo 24h na UTI.

Amanda se recupera bem e está esperançosa quanto ao quadro do Asafe, mas precisa lidar, além da própria recuperação, com a ansiedade de não poder ver nem pegar no seu bebê por enquanto.

Peço que continuem a orar pela saúde do nosso filho, como sei que têm feito até agora.

Se forem mandar mensagens de  encorajamento para Amanda, *não mencionem UTI*

Obrigado desde já.

_Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. Jeremias 29:11_

Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 - 10h41min

Queridos irmãos e amigos,

Asafe já apresentou melhora, respira mais forte, o choro é mais forte e mais alto, e por isso o tubo de oxigênio foi retirado. Agora ele está com o capacete neonatal, que fornece oxigênio, mas força um pouco mais o pulmão, pra ele exercitar a respiração por si só. Caso tudo transcorra bem, o próximo passo é retirar o capacete e monitorar a respiração ambiental normal.

A médica neonatalogista chega ao meio-dia para avaliar os bebês da UTI. Depois disso ela conversará conosco para nos atualizar.

Amanda está se recuperando bem, ainda precisa de mais força para se mexer, para bombear leite para o Asafe, e para visitá-lo.

Agradecemos as orações de todos e pedimos que continuem.

_Êxodo 15:11 Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?_

Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 - 13h35min

Queridos irmãos e amigos,

Amanda conseguiu visitar o Asafe. Viu-o, pegou-o no colo, conversou com ele e o ninou. Deus tem atendido nossas orações, o tempo dEle é perfeito.

Ele continua precisando do capacete, mas continuará sendo avaliado. Somente receberá alta depois que conseguir respirar normalmente sem qualquer auxílio. A médica o avaliou, a evolução é boa, mas estima que a alta não deva ocorrer nem hoje nem amanhã.

Tentamos amamentá-lo, mas ainda não foi possível. Daqui a pouco tentaremos fazer a ordenha para que Asafe receba o leite materno.

Peço que continuem orando pela saúde do Asafe, pela recuperação da Amanda, por paz para o coração dela, e agora para que a amamentação seja possível o quanto antes.

_Salmos 18:6 Na minha angústia, invoquei o Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos._

Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 - 21h13min

Queridos irmãos e amigos,

Asafe tem evoluído muito bem. Seu choro já é mais alto (às vezes, até demais 😂). E ele é forte e espevitado: já arrancou sensor, sonda, esparadrapo... Dizem as más línguas que ele herdou isso do pai, mas não há provas, e sem provas não há Direito.

A fisioterapeuta que o tem acompanhado de perto na UTI constatou que ele já estava reagindo bem a ficar sem capacete, então o retirou, e agora ele recebe apenas um auxílio mais brando, na forma de um tubo de oxigênio circular que não fica conectado a ele (mas ele agarrou o tubo com tanta força que nós providenciamos uma luva para ele parar de arrancar tudo).

Se ele continuar respirando bem assim, o próximo passo deverá ser monitorar seu comportamento respiratório sem qualquer auxílio, e, caso responda bem, a alta da UTI até pode ser antecipada, se Deus assim permitir.

Amanda ainda está bastante dolorida e cansada de todo esforço e tensão dos últimos dois dias, mas revigorada por pegar seu filho e poder visitá-lo.

Peço que continuem orando pela recuperação do Asafe e da Amanda.

_Salmos 136:1 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre._

Amanda não conseguiu visitar o Asafe agora à noite antes do horário limite, estava muito cansada e tinha acabado de comer, não aguentaria andar, e de qualquer forma ela teria pouco tempo com ele. Mas eu o vi por alguns minutinhos, ele dormia muito tranquilamente e só recebia o tubinho de oxigênio.

Outra criança foi admitida na UTI nesse horário a noite, todos estavam dando bastante atenção a ela. Nisso eu vi o propósito de Deus, o que Asafe tem não está sendo tão grave, e ele evolui rápido, é de longe a criança mais forte e saudável daquela UTI. Deus nos escolheu para permitir que isso acontecesse, como escolheu outros para terem um nascimento tranquilo, e outros que têm um desafio ainda maior. Orem também pelos demais bebês da UTI e pelos profissionais que os auxiliam.

Amanda já está dormindo, dia cheio e cansativo, mas ela é muito guerreira. Vamos tentar visitar Asafe novamente amanhã cedo.

Terça-feira, 17 de setembro de 2024 - 16h21min

Queridos irmãos e amigos,

Visitamos nosso Asafe hoje de manhã, passamos bastante tempo com ele. Deitou no colo da mãe, sentiu seu cheiro, dormiu, acordou, sorriu, e dormiu mais. Ficamos bastante tempo, até dar o horário de Amanda se alimentar e tomar os medicamentos.

Asafe já respira sozinho, a fisioterapeuta da manhã suspendeu todo auxílio de oxigênio, e, até o momento, ele tem respondido muito bem. A médica vem novamente após o meio-dia para avaliá-lo, estamos esperançosos de ele sair da UTI antes do esperado.

Aos que esperaram um pouco mais para receber as notícias de hoje, saibam que foi por um bom motivo: enquanto escrevia esta mensagem, a enfermeira veio anunciar que a médica nos chamava na UTI para dar alta ao Asafe. Ele está conosco no quarto!

_Salmos 8:1 Ó Senhor, Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra! Pois puseste nos céus a tua majestade. 2 Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador._

Asafe agora mora com mamãe e papai, e já recebeu visita dos vovôs e vovós. Louvado seja o Senhor!

Ele também já ouviu de todas as pessoas que oraram e torceram por ele, e vai continuar ouvindo de todos os detalhes desse milagre que é sua vida por muitos e muitos anos, até lembrar para o resto da vida. Louvado seja Deus!

Não temos como agradecer a todos pelas orações feita em favor do nosso amado. Mamãe, papais, vovós e vovôs são profundamente gratos. Louvado seja o Senhor!

Peço que continuem a orar por nós, principalmente pela reta final da recuperação de Asafe e Amanda, que em breve possamos ir para a nossa casa.

Correndo o risco de estar abusando da generosidade de vocês, tenho apenas mais um pedido: Asafe se despediu de três coleguinhas que ficaram na UTI: duas gêmeas prematuras e um amiguinho nascido a termo que já está travando uma luta maior que a do Asafe. Ele pede que as orações até agora ofertadas em favor dele passem a incluir esses nenéns, que passaram juntos seus primeiros dias de vida.

_Salmos 150:1 Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário; louvem a Deus no firmamento, obra do seu poder. 2 Louvem-no pelos seus poderosos feitos; louvem-no segundo a sua imensa grandeza. 3 Louvem-no ao som da trombeta; louvem-no com harpas e liras. 4 Louvem-no com tamborins e danças; louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas. 5 Louvem-no com címbalos sonoros; louvem-no com címbalos retumbantes. 6 Todo ser que respira louve o Senhor. Aleluia!_

Graças às misericórdias de Deus, Asafe respira. Asafe louva ao Senhor!

20 de setembro de 2024 - 12h51min


Queridos irmãos e amigos,

Qual prova da perene renovação das misericórdias do Senhor, recebemos alta do hospital hoje.

Nesses últimos dias travamos árduas batalhas que não esperávamos ter que enfrentar, mas o mesmo Deus que as permitiu também nos capacitou para vencê-las. Ele deu força de espírito e de alma a papai e mamãe, disponibilidade de tempo e fé aos vovôs e vovós, e levantou um batalhão de servos que ofereceram orações em favor do nosso garoto.

Nosso coração transborda de gratidão a todos que lutaram ao nosso lado, com as armas de que dispunham. Me alegro por ter tido a necessidade de aumentar diariamente a lista de pessoas que receberiam estas mensagens, e peço desculpas àqueles que foram esquecidos em algum momento, sabendo que a compreensão de vocês demonstra o amor e apoio que prestaram mesmo tendo sido esquecidos.

Aos profissionais da saúde que se dedicaram com afinco à recuperação de Amanda e Asafe, que compreenderam e respeitaram a aflição de dois pais de primeira viagem, que relevaram nossos excessos, que foram muito além do que mandava sua função, muito obrigado por serem porto seguro em meio a águas tempestuosas.

Estamos indo para a casa que transformaremos em lar, ansiosos para iniciar a rotina com a qual sonhamos e enfrentar os desafios da maternidade e paternidade que, apesar de difíceis, serão doces à vista daqueles que deixamos para trás.

Esperávamos aprender de Deus com a chegada do Asafe, mas Ele ensinou muito mais do que poderíamos imaginar. Estamos muito mais fortes do que antes, alcançamos feitos que não imaginávamos ser possíveis, e nosso amor foi abundantemente fortalecido.

"Inexplicável", "indescritível", e "nasce também uma mãe e um pai" são expressões, dentre tantas outras, que não poderiam faltar aqui. São clichês, é verdade. Mas clichês existem por um motivo, e agora eu entendo que essas expressões estão entre as melhores tentativas de capturar o que ocorre quando Deus concede a uma nova alma o milagre da vida, e entrega a Seus filhos uma herança viva.

_*Salmo 116* Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. 2 Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. 3 Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. 4 Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma. 5 Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. 6 O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. 7 Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. 8 Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. 9 Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes. 10 Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito. 11 Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso. 12 Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? 13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. 14 Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo. 15 Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos. 16 Senhor, deveras sou teu servo, teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias. 17 Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor. 18 Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo, 19 nos átrios da Casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!_

Asafe Araújo Benevides Oliveira, nascido dia 15/09/2024, às 19h09, pesando 3,965kg e medindo 52cm, vindo ao mundo através de parto normal, após 9h de trabalho de parto ativo. Ainda não consegui assimilar o que passamos nesses últimos 8 dias, mas em tudo vi a mão do Senhor agindo durante o parto, durante os momentos angustiantes de UTI neonatal e pelos 6 dias de internação. Ainda sem palavras, apenas gratidão ao Senhor por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas!

6 comentários: