quinta-feira, 25 de julho de 2024

Ao entardecer, um convite

 ⁵ "Houve tarde e manhã, o primeiro dia." Gn 1.

   Interessante pensar, mesmo sem entender, como Deus, um ser eterno, agenda os dias da criação. E, artesanalmente, compõe tudo o que, a cada dia, criou, avaliando, ao final, como muito bom.

   Pensar como Deus instaura a história, para que nela a existência humana possa se desenrolar, e o modo como Ele mesmo planeja entrar nessa história, limitar-Se na sequência do tempo, entre outras limitações, tornando-se homem.

  Bem, já que estamos olhando para essa cena daqui, projetando nossa visão a partir da narrativa bíblica do Gênesis, já sabemos que a ideia surpreendente de Deus se fazer homem em Jesus Cristo é que assinala essa entrada na história, na existência e no tempo.

   Aqui somos nós pensando. No Gênesis, trata-se da narrativa de Deus pensando. Deus reflete, planeja e executa. Ele planeja a história, estabelece o tempo, reflete sobre a criação e a executa. E a cada dia, a cada tarde que declina, Deus pensa.

   Ora, mas será que Deus pensa? Como se daria que um Ser eterno, Onisciente, ou seja, que tudo sempre sabe, detenha-se no pensar? Haveria, então, para ele, essa pausa do entardecer? Para Deus, haveria "tarde, manhã, o primeiro dia", isto é, o decorrer dos dias?

   Deus pensa conosco? E nós, por acaso, pensamos com Deus? Há um mediador desse pensamento, para que possamos conhecer o que Deus pensa e para que o próprio Deus conheça a expressividade do que pensamos.

   A Bíblia diz que esse "parácleto", o que caminha junto, ao lado, intermedeia, exerce mentoria, aconselha tem nome. Há um poema, em Provérbios, no qual a Sabedoria insinua-se como essencial para que Deus se conduzisse, em sua criação, com efeito positivo e perfeito.

    E o poema faz este apelo:

³² "Agora, pois, filhos, ouvi-me,  porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos. ³³ Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis. ³⁴ Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. ³⁵ Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do Senhor. ³⁶ Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte." Pv 8 

   Assim, percebemos como somos convidados a refletir sobre o que Deus pensa, do mesmo modo que interessa a Deus pensar sobre como nos sentimos como seres humanos. Ora, então, Deus se autoconvida a ser homem, enquanto nos convida a ser com Ele.

   Deus pensa. Enquanto a tarde declina, a cada dia que se encerra, como se Deus se despedisse com gratidão desse dia ido, consciente de que Sua obra feita, dia a dia, conduziu-se a bom termo, e decorre o tempo, necessário para que Ele conduza a termo sua obra. 

   Como o próprio Jesus afirma:

17 "

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." Jo 5.

  E o autor de Hebreus aborda essa obra de Deus. Ele afirma como Deus a conduz e como nela Se conduz. Destaca que somos dela participantes e, de certa forma, isso nos traz descanso.

³ "Nós, porém, que cremos, entramos no descanso [...] Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. [...] ⁷ de novo, determina certo dia [...] Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração." Hb 4.

   Eu lembro, nas várias viagens feitas entre Rio Branco, Acre, e o outro, o Rio de Janeiro, cerca de 4100 km, o entardecer na estrada. Era sempre um momento de alerta e reflexão. Porque, não mais totalmente dia e bem plenamente noite, os faróis devem ser acendidos, mas não vão iluminar o suficiente.

   Há beleza no céu, quanto à despedida do sol, que declina em mais um dia. Mesmo ao volante, alerta e mais atento, ainda porque todo o cansaço do dia se acumula, tudo então convidava à reflexão. Sempre havia esse momento, nem luz plena, nem trevas advindas, um átimo de reflexão.

    Lembrei Immanuel Kant, um filósofo, não porque o conheça tanto, mas porque ele procura, em sua tarefa, depurar a razão, propor lucidez ao pensar. E coloquei seu nome completo porque, ironicamente, seu nome, segundo menciona Isaías, o profeta, signfica "Deus conosco".

   Paulo afirma que, pelo Espírito Santo, temos a "mente de Cristo". Tudo pelo esforço de pensar como Deus pensa. Pensar junto com Deus, em comunhão com Deus. Enquanto não termina o nosso dia. 

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