sexta-feira, 19 de julho de 2024

Coisas em Pedro - Virtude - Parte 4

 ⁵ "...por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude". 2 Pe 1.

   Virtude, "toda a essência como pessoa", significa o arrimo moral completo, no contexto bíblico, de quem foi resgatado da condição do pecado, proveniente de uma vida sem Cristo.  

   Mas caso ainda não tenha experimentado essa condição, Paulo, aos Efésios, descreve 4 (quatro) características de alguém não convertido: (1) sem Cristo; (2) separado, afastado da comunhão como igreja; (3) estranho às promessas da palavra de Deus, a Bíblia; (4) sem nenhuma esperança, ou seja, sem raízes em Cristo; (5) sem Deus no mundo. Ef 2,11-12.

   Diligência (σπουδην - no grego spuden), neste texto de 2 Pedro, está intensificada por (παρεισενεγκαντες - pareissenegatês) trazida consigo e (επιχορηγησατε - epirrorigssatê) ricamente suprida.

  Portanto, na tradução, o termo diligência (interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa) está modificado pela indicação de reunindo (ricamente suprida) toda a vossa (trazida consigo) virtude.

  Há duas preposições παρα (ao lado de) e επι (por cima de), na formação desses vocábulos agregados a "diligência". Portanto, será algo sempre paralelo, permanente, e acima, ou seja, que supre, sobrevem de cima.

   Verifica-se, além de ser concedida, uma iniciativa de quem a recebe. Essa diligência passa a existir nessa vida de fé. Por isso, Pedro coloca a fé como primeiro passo, esclarecendo que a virtude vem com ela, como continuidade e a ela agregada, associada agora na vida do novo convertido.

   Virtude (αρετην, areten, no grego) vai gerar virtus (latim) e virtude (em português). Em sentido geral, signfica força viril (do ser), porém num sentido amplo, que envolve força moral, social e intelectual.

   Portanto, aplicado ao princípio cristão, a nova (καινη, kainê) criatura (κτισις, ktissis), ou seja, o novo convertido tem, como fruto da conversão, a concreta possibilidade de agir por plena virtude moral em suas escolhas.

   Uma nova moral tem lugar na vida daquele verdadeiramente convertido, agora (re)educado e predisposto a rejeitar tudo da antiga vida:

¹¹ "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, ¹² educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente". Tito 2

   E ainda, esse mesmo Espírito regenera (gera uma nova vida) e renova (torna nova) a existência:

⁴ "Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, ⁵ não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo". Tito 4.

   Haverá outros textos bíblicos que mencionam demais aspectos da modificação do caráter, na ascensão moral a que o novo convertido é chamado.

   E o que lhe dá origem é uma educação para se renegar a herança anterior à conversão, que não sai instantaneamente de nossa vida, porque há vícios e maus hábitos entranhados carentes de enfrentamento. 

   E tal procedência e proceder virtuoso é por ação do Espírito Santo, aqui indicado como quem proporciona ao cristão um lavar regenerador e renovador. Signficam dois aspectos:

1. Ser regenerado é ter nascido de novo;
2. Ser renovado é ser tornado novo.

   Somente válido para quem experimenta verdadeira conversão e tem em si, atuante, o poder do Espírito Santo.

    E Paulo, aos Efésios, indica a medida como, no contexto da igreja, uma vez bem articulada e consolidada, promove o crescimento de si mesma e de cada membro, per si, na comunhão do corpo de Cristo:

   ¹³ "...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo". Ef 4.

  As medidas são: (1) unidade da fé: efeitos somente agregados em comunhão; (2) pleno conhecimento: concedido pelo Espírito desde a conversão; (3) perfeita varonilidade: resgate da condição pervertida do pecado para a imagem e semelhança originais de Deus; (4) medida: perfeição de Jesus, plenificados no Espírito Santo.

   Pela fé, inicia-se uma vida plena em Jesus, gerada e aperfeiçoada no Espírito, razão por que, associada à fé, floresce, no crente, a virtude desse mesmo Espírito. Por meio dela, efetua-se, como afirma o mesmo apóstolo Paulo, seu próprio crescimento em amor:

¹⁵ "Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, ¹⁶ de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor." Ef 4.

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