Chamado de Deus incluiu todos. Até Caim foi chamado. E num momento crucial: estava para cometer o primeiro assassinato da existência humana. Por isso, não havia momento mais oportuno do que aquele.
Não atendeu. Então, deu curso, muito cedo ainda, na vida, a sua falência. É certo que, longe de Deus, pelo pouco que deduzimos pelos dados, nas Escrituras, fundou cidade e teve descendentes famosos, de renome.
Pois é. Longe de Deus há fama. Má fama, diga-se. Soberba. Mas, como diz Habacuque, a alma do soberbo não é reta nele. Enquanto que o justo, esse vive por fé. Mas preste atenção: é a fé que vem primeiro. Não há justos por si mesmos.
A Bíblia é o livro do chamado. Está posto, para que seja ouvida a voz de Deus. Basta abrir. E ler. Aliás, quando Deus saiu, em mais aquele dia, para chamar os pais de Caim, no jardim, para eles, era chamado.
A voz de Deus, dirigida ao homem/mulher, não necessariamente nesta ordem, é sempre chamado. O casal se escondeu. Deus procurou, chamando. Fez a pergunta, o homem acovardou-se, pondo a culpa na esposa, indiretamente no próprio Deus.
Mania do homem/mulher pôr a culpa, em Deus, por seus infortúnios. Não assumimos. Nus e expulsos do jardim. Não sem antes Deus mandar trocar a roupa: sai a máscara hipócrita, que é uma redundância, entra a roupa nova (que não é a banda).
Abra a Bíblia. Toda ela é chamado. Ou você acha que teu nome não está incluído? Ah, sim: você não crê na palavra de Deus. Ou não acha que a Bíblia seja a palavra de Deus. Refinamentos.
Cuidado com a vaidade. Paulo, aos Efésios, define conversão como resgate da "vaidade dos nossos próprios pensamentos". Sim, o chamado é para a conversão. Somente possível por causa da cruz. A partir dela, provém as demais vocações.
Dos profetas, por exemplo. Todos eles. Cada um. Primeiro, sua conversão. Embutido nela, o chamado. Mais uma vez Paulo esclarece, sobre Jesus e sua cruz:
¹⁴ "Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. ¹⁵ E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." 2 Co 5.
Caso atenda ao chamado, será para entregar toda a vida. Evangelho não é mais um acessório da vaidade humana. É libertação da vaidade. Cuidado, vaidade é diabólico.
Por amor, somos chamados. Jesus, por amor, deu Sua vida. Por amor, não vivamos mais para nós mesmos. Chegar ao cemitério, acostume-se, todos vamos.
Mas nesse dia, tenha certeza que o teu crédito (Paulo), com Deus, foi máximo nesta vida. Como Abel. Morreu novo. Assassinado. Mas ouviu o chamado. Por isso que, mesmo depois de morto, ainda fala (autor de Hebreus).
¹⁷ "...mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito." Fp 4.
⁴ "Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala." Hb 11.
Que possamos deixar a vaidade dos nossos "saberes" e nos rendamos ao poder de Deus para alcançarmos a graça e a redenção de nossos pecados.
ResponderExcluir