Coparticipação signfica "o que ter em comum com Deus". Essa relação de coisas, primeiramente tem, em comum, ser todas elas concedidas por Deus.
Em segundo lugar, complementares, ou seja, sequenciais e cumulativas. Caso não identificada uma delas, todas as outras não existem ou são pura simulação.
E terceiro, não são opcionais. Fazem parte da identidade cristã. Por isso Pedro diz algumas coisas (para usar a palavra) sobre elas:
1. ⁴ "livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo" 2 Pe 1 - somente agindo em conjunto, livram das paixões mundanas. Ei, preste atenção: cuidado para não pensar que o mundo está "lá fora". Pode estar mais dentro de nós do que pensamos...
2. ⁸ "Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo." 2 Pe 1 - conscientemente, acho que são duas coisas (de novo) que não queremos: não inativo e não ser infrutuoso. Não confunda "ativismo" como alternativa, que é quando consideramos uma vida cristã omissa e meia-sola como bastante.
3. ⁹ "Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora." 2 Pe 1 - mais um efeito da ausência dessas coisas de Pedro é que, sem elas, cheiramos a cadáver, ao invés de ter o perfume de Cristo (ver 2 Co 2,14-16), ou seja, mantemos em nós "pecados de estimação".
4. ¹⁰ "Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum." 2 Pe 1 - essa associação processual, a que Pedro denomina "coisas" confirmam, autenticam nossa vocação e eleição cristãs. E previnem tropeços, ou seja, recaídas.
5. ¹¹ "Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pe 1 - Puxa, quem não deseja isso? Lembra a fala de Jesus: "Bem está, servo bom e fiel" (Mt 25,21). Ampla entrada no reino e plenamente suprida. Não existe realização maior. (SEGUE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário