quarta-feira, 17 de julho de 2024

Coisas em Pedro - Fé - Parte 3

 ⁵ "... por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude". 2 Pe 1.


   Pedro inicia com a fé. Aliás, tudo inicia pela fé. É o autor da carta aos Hebreus que ensina:

⁶ "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." Hb 11.

  E é pela fé, e somente por fé que somos justificados:

¹ "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". Rm 5.

   E o próprio Abraão foi justificado por fé:

³ "Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça." Rm 4.

   E essa fé é dom de Deus: ⁸ "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus", Ef 2, tendo o próprio Jesus como Autor e Consumador: ² "...olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus". Hb 12.

   E o veículo da fé é a palavra de Deus:

¹⁷ "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." Rm 10.

   Porém, mesmo a prontidão dessa pregação pode não fazer efeito em quem ouve, não pela palavra em si, mas pela ausência ou anulação dos efeitos da fé em quem ouve:

²  "...mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram." Hb 4.

  E pela fé andamos, passo a passo, de fé em fé, como menciona Habacuque: (citado por Paulo):

   ¹⁷ "...visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá por fé." Rm 1.

   E de novo Paulo, aos Gálatas, esclarece como andar por fé:

²⁰ "...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." Gl 2.

   E tão lúcida e refinada é essa opção de viver por fé, que Paulo define como pecado tudo o que não provém de fé:

²³ "...e tudo o que não provém de fé é pecado." Rm 4.

  E na parábola, o próprio Jesus ensina que a fé não tem tamanho porque, se for, comparativamente, do tamanho do grão de mostarda, o menor entre as hortaliças, tudo vai poder:

  ⁵ "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá." Lc 17.

  Essa é a primeira coisa de Pedro. Por ela temos acesso à graça de Deus:

² "...por intermédio de quem (Jesus) obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus." Rm 5.

  Quem primeiro prega o evangelho é o próprio Jesus, afirmando ser necessário exercer fé:

   ¹⁴ "Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, ¹⁵ dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." Mc 1.

   E é o apóstolo Paulo quem também indica essa mesma necessidade:

¹³ "...em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa". Ef 1.

   Pois siga o itinerário acima que esclarece sobre a autenticidade, origem, autoria e função da fé. Porta de entrada, por meio do conteúdo do evangelho, na vida em Jesus.

   Fiel é a palavra de Deus, acerca do evangelho de Jesus, consumado na cruz, ao alcance por meio da fé nessa mesma palavra: porque a fé nos vem pela palavra de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário