Não há outro evangelho. Paulo, aos Gálatas, vai fundamentar essa afirmação. Vai demonstrar, em síntese, como escreverá aos Romanos, por que evangelho é "poder de Deus".
⁷ "... o qual não é outro (evangelho), senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo." Gl 1.
Provém de Deus, como dádiva, por Sua graça. É legitimado por ação do Espírito Santo. Temos acesso a ele pela fé. Nesta carta, Paulo explicita os efeitos da fé em sua vida.
² "... Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? ³ Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?" Gl 3.
Espõe-se como modelo de conversão. Não teria autoridade de discorrer sobre o evangelho, se nele mesmo não se houvesse operado esse milagre do poder de Deus.
¹⁹ "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; ²⁰ logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." Gl 2.
O evangelho não é: um conjunto de ideias plenas de virtude que assumimos como nossas; não é um acessório de vaidade pessoal, manipulado por nós para idolatria do ego.
E também não consta de um aparato doutrinário, valendo como opção religiosa, compreendido e praticado por escolha aleatória.
Tem origem em Deus, como resultado da ação de Deus, ao qual somos chamados por fé e para experimentar, em nossa vida, o poder de Deus. Enquanto historia, com detalhes, aos Gálatas, Paulo faz uma síntese a Timóteo:
¹² "Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, ¹³ a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade." 1 Tm 1.
Ele também assinala a origem, tanto do evangelho, quanto da autoridade dele em anunciar: Gl 1:
¹⁰ "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. ¹¹ Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, ¹² porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo."
Jesus, o primeiro a anunciar o evangelho, quando o faz, segundo indica o evangelista Marcos, é na Galileia. E o evangelista denomina como o "evangelho de Deus":
¹⁴ "Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, ¹⁵ dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." Mc 1.
Sim, trata-se do evangelho de Deus. Tem Jesus Cristo, o Filho, como garantia. É dádiva da graça de Deus. E garantido pelo ministério do Espírito, que nos faz entender e atender o anúncio, e permanentemente habita no que crer:
¹³ "... em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; ¹⁴ o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória." Ef 1.
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