Especialista no assunto, o profeta Obadias denuncia esse sentimento que tentamos, tão polidamente, disfarçar mas que, pela ação do Espírito que nos faz nus, sistematicamente despidos do velho homem (ou mulher, para elas), torna-se explícito.
¹² "Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia". Obadias.
Trata-se do menor livro do Antigo Testamento, uma aguda percepção, de um sentimento bem escondido, de que todos nós humanos privamos e que, somente com muito suprimento e exercício espiritual intenso podemos enfrentar.
Aí acima, onde está escrito Judá, talvez pudéssemos apor o nome de nosso desafeto. Quem sabe até já tenhamos descoberto nele uma desqualificação qualquer, que ansiosamente buscávamos, para que esse nosso desdém por ele tivesse uma justificativa, plausível, em nossa afetada opinião.
Historicamente, Obadias testemunhou a invasão babilônica de Jerusalém, a queda dos muros, o incêndio do Templo e a escabrosa humilhação de todo o povo, principalmente a "nata" israelita. E seus vizinhos do outro lado do rio Jordão, os edomitas, não por acaso descendência de Esaú, vibraram.
E o profeta especificamente nos exorta a que, antes mesmo de condenar esses maus vizinhos, nós mesmos não identificaríamos em nós uma atitude semelhante. Nossa repugnância pelo outro carece de uma justificativa plausível para a nossa consciência doente.
Para esse sentimento tão recôndito, tão íntimo e escondido, somente existe um antídoto, mencionado na carta aos Filipenses. Paulo Apóstolo indica a única alternativa para isso:
⁵ "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus". Fp 2.
Nessa carta, a palavra "sentimento" aparece, pelo menos, mais três vezes: (1) sentimento definidor para a relação como igreja:
² "...completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento." Fp 2.
(2) sentimento dedinidor para quem se expõe como vocacionado a ser ministro e modelo:
¹⁹ "Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo [...] ²⁰ Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses". Fp 2.
(3) sentimento definidor de quem aspira, pelo Espírito, a ser perfeito em Cristo: Fp 3:
¹⁵ "Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.
Aos Efésios, Paulo ensina que o velho homem continuamente se corrompe:
²² "... no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, ²³ e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, ²⁴ e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade". Ef 4.
Pois nesse "pacote" de iniquidade reside esse sentimento ao inverso, que talvez Tiago tenha definido com precisão no trecho abaixo:
¹³ "Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. ¹⁴ Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. ¹⁵ Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.¹⁶ Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins." Tg 3.
Nesse milk-shake maligno, há espaço escondido para esse sentimento ao inverso mal/bem disfarçado. Ora, como nos aconselha Tiago acima, não mintamos contra a verdade. Pode ser ou difícil ou decepcionante admitir, sim, confessemos, já nutri esse sentimento do prazer em identificar no outro algo desqualificante.
E dizendo, bem no íntimo, bem-feito. Já me vi, confessemos, desejando para esse outro algo de ruim, quem sabe, para meu beneficio. E se for um mal bem aleatório ou ocasional, até um consenso possa se estabelecer e nisso eu descanso: não será só minha a depreciação, porém coletiva.
Obadias é sutilmente observador. Identifica um traço quase imperceptível de nossa personalidade, qual seja, a facilidade de nos vingarmos a nós mesmos na desdita alheia. Mas há remédio. Poderá ser.
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