E qual não foi a surpresa, para mim e Edson, ao saber que havia um affair entre nossos filhos. E não era qualquer coisa comum. A gente sabia da responsabilidade deles.
Que nos surpreenderam. Entre essa distância que há, de um lado, a orientação que damos e, do outro, o que eles mesmos conversam, brota amor. Porque todo esse contexto favorece.
Amor tem uma única origem. E somente pode ser cultivado de um modo. E se coloca acima de qualquer manipulação humana. Porque, como dádiva aos homens e mulheres, é agir de Deus.
Amor não se usurpa. Se tentarmos tomar como nosso, propriedade sua, perverte-se, deixa de ser doação, passa a ser egocentrismo. Não somos donos do amor.
Não pagamos o preço do amor. O mesmo poder que concede o amor, é o que enfrenta e derrota tudo o que se levanta contra. Esse poder derrota, definitivamente, o não amor.
Sejamos humildes em reconhecer. Amor é o bem do qual somos alvo e, continuamente, aprendizes. Uma vez que ponhamos em prática, será um marca nossa que vai alcançar todos à volta.
Existe amor e todas as suas manifestações. Não se pode escolher, por exemplo, uma só pessoa que amar. Ou concentrar algo que se pretende ser amor a um só grupo de interesse.
Amor pros mesmos. Isso não existe. Não é verdadeiro. Com amor, ou melhor, pelo amor, amamos pai e mãe, irmão e irmã, família, amigos, mas pode incluir na lista inimigos, irmão e irmã de outros, outras famílias, gente estranha, gente desconhecida.
Amor aprende-se. Não eleja um que mais amar. Mas compreenda, no amor, o lugar de cada um. Porque a intensidade do amor sempre será a mesma, para que o efeito em cada um seja igual.
Pense no amor de Deus. Com que intensidade ele ama. Ama igual a cada um. Num único ato, provou seu amor, concentrando no Filho a dádiva única que promove e até prova o amor.
Deus não precisa provar que ama. Mas num ato, proveu de amor a quem assim o desejar. Há uma sede de amor em todo ser humano, muitas vezes não reconhecida.
Mas os que entendem que, na cruz, a mais violenta ofensa, nela todo amor foi manifesto e toda a possibilidade dele foi suprida, saem desse encontro para viver amor.
Um dia, filha de Edson e Aldione, com filho de Cid Mauro e Regina, resolveram conferir juntos o que Deus reservava para eles, no amor. Aprendizes de amor, começaram a construir juntos sua vida.
Havia uma escola dessa mesma história, anos atrás, quando pais e mães, sogros e sogras eram namorados. Uma escola de amor. Presta atenção, Asafe. Com esses teus olhinhos tão nítidos. Essa tua atenção tão concentrada. Para você, as aulas já começaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário