Definitivamente, contra a maré. Certo dia, quando Jesus acordou cedo, saiu caminhando pelas cercanias do "mar da Galileia", pura pretensão, este apelido, começou a agir como um visionário.
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
Sobre likes e autoestima
domingo, 27 de agosto de 2023
Hebreus - argumentos e advertências
"¹ Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, ² a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. ³ O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas". Hb1
Introdução: temos crido que Deus falou mesmo muitas vezes e de muitas maneiras? E que agora nos fala pelo Filho? Temos crido que o Antigo Testamento é o registro dessa fala no tempo e que o Novo Testamento é o registro da revelação do Filho?
Devido à nossa estrutura humana, falha, constantemente precisamos rever nossa postura, e o autor de Hebreus nos ajuda nisso. Entre os argumentos que expõe, após sua introdução, registra palavras de estímulo necessárias para nos ajudar e nos instruir na revisão de nossa postura diante do evangelho.
Começa afirmando 7 verdades sobre o Filho de Deus. Vai começar por cima, na posição de glória atual, de Jesus, para depois descer ao nosso nível, ao que é necessário alinhar, por meio de argumentos e advertências, para nos conduzir em meio à nossa certeza de fé.
Ele começa afirmando sobre Jesus, expondo a identidade do Filho: (1) herdeiro de tudo do Pai, (2) foi por meio de quem Deus criou o universo, (3) é o resplendor da glória do Pai e (4) a expressão exata do ser de Deus, (5) sustenta todas as coisas por Sua palavra (a mesma do Pai, em autoridade), (6) fez, por Si, a purificação dos pecados e, finamente, (7) assentou-se junto ao Pai, na glória que somente ele o Pai possuem.
Agora passa a expor os seus argumentos. Em Hb 1,5-14, ele expõe a superioridade de Jesus em relação aos anjos demonstrando como, no AT, a fala de Deus com o Filho revelava a total intimidade entre os dois, jamais igualada nem entre anjos. Para logo definir quem eles são, em 1,14
1ª advertência: Hb 2,1-4 - (a) apegar-se com mais firmeza às verdades ouvidas; (b) não negligenciar a natureza dessa salvação; (c) Deus deu testemunho por milagres, prodígios, sinais e pelo dom do Espírito Santo.
Agora, em Hb 2,5-18, passa a destacar as credenciais do Filho, expondo o que significou ter Jesus "participação comum de carne e sangue" conosco. Resumindo, ele diz: (1) Deus sujeita a Jesus o mundo vindouro, em função da glória que herdou; (2) vemos essa glória, ao reconhecer que provou a morte por todos; (3) pois a Deus foi conveniente tornar Jesus autor de nossa salvação, associando-O à nossa santificação; (4) pois o Filho tem conosco total identificação, exceto no pecado, socorrendo-nos em tudo.
2ª advertência: Hb 3,1-4 - (a) considere a pessoa de Jesus, Apóstolo e Sacerdote de nossa confissão (com + sideral); (b) considere a fidelidade de Jesus, da qual Moisés, por exemplo, privou; (c) considere que Jesus é Filho de Deus, Moisés servo, e que a casa de Deus somos nós (e não o tabernáculo ou o templo).
Neste 3⁰ argumento, Hb 3,5-19, o autor passa a expor como, de que modo louco, o povo de Israel, priorizado na revelação de Deus e a quem Deus concentra seus sinais, não ouviu a palavra de Deus, porque um "perverso coração de incredulidade nos afasta do Deus vivo", v. 12-15.
3ª advertência: Hb 4,1-2 - (a) tenhamos temor (lembrar Paulo, que acrescenta tremor), para não falharmos (ou apostatarmos) como o foi com a congregação do deserto; (b) pois as mesmas boas-novas, a eles e a nós, foi anunciada, mas a eles "a palavra não aproveitou, visto não ter sido acompanhada por fé naqueles que a ouviram".
No 4⁰ argumento, Hb 4,3-10, o autor discute como aquele povo poderia ter evitado a peregrinação dos 40 anos, apenas filhos e netos terem entrado, com Josué e Calebe, em Canaã. Aliás, eram todos congregacionais, placar de 10 X 2: sendo 10, a vontade deles, e 2, a vontade de Deus. Esse argumento fala de certeza de salvação: quantos já entraram no descanso de Deus?
4ª advertência: Hb 4,11-13- (a) esforço pessoal e individual, intransferível, para entrar no descanso, porque a palavra de Deus é viva e eficaz; (b) discerne o que vai no espírito e no coração, como uma espada de dois gumes; (c) revela-nos a nós mesmos diante de Deus: não há como nos escondermos.
Neste trecho, o autor, em Hb 4,14-16, opera uma transição para a próxima jornada em seu texto. Já havia apresentado Jesus como sacerdote. Agora, reitera, confirma, de modo a desconstruir o antigo edifício do sacerdócio da velha aliança, para construir, em Jesus, o sacerdócio eterno, que nos habilita aos céus.
Também não deixa de prosseguir em suas advertências: (a) tendo Jesus como fiel sumo sacerdote, conservemos firme nossa confissão; (b) Jesus se compadece e é mediador, diante de Deus, de nossas fraquezas, tendo em tudo sido tentado, nunca tendo pecado; (c) acheguemo-nos, diante do trono da graça de Deus, porque sempre haverá graça e misericórdia para nos socorrer.
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
O Filho em Hebreus
"¹ Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, ² a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. ³ O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas". Hb 1
terça-feira, 22 de agosto de 2023
Congregação, admoestação e estímulo
"¹⁹ Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, ²⁰ pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, ²¹ e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, ²² aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. ²³ Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. ²⁴ Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. ²⁵ Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." Hebreus 10:19-25.
domingo, 20 de agosto de 2023
A greja em (seus) Atos
" ¹ E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. ² E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto. ³ E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. ⁴ Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. ⁵ E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. ⁶ E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; ⁷ Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. ⁸ E havia grande alegria naquela cidade." Atos 8:1-8
Graça por graça
Tenho uma dívida permanente de gratidão. A irmã Graça Silveira foi decisiva em meu começo como professor na cidade de Rio Branco, em 1995, logo que aqui chegamos, eu e minha família.
sábado, 19 de agosto de 2023
Família sorriso
sexta-feira, 18 de agosto de 2023
Síndrome de Adão e Eva
"A interação verbal só é possível por meio de algum gênero que se materializa em textos, que assumem formas variadas para atender a propósitos diversos, e essas formas e propósitos somente são acessíveis por meio dos suportes, pois neles é que estão gravadas e registradas (física ou virtualmente) as marcas dessa interação que se estabelece."
terça-feira, 8 de agosto de 2023
Antecedentes de Jeremais
"¹ A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo: ² Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que se não semeia. ³ Então, Israel era consagrado ao Senhor e era as primícias da sua colheita; todos os que o devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor. ⁴ Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel. ⁵ Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para de mim se afastarem, indo após a nulidade dos ídolos e se tornando nulos eles mesmos, ⁶ e sem perguntarem: Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto, por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava e na qual não morava homem algum? ⁷ Eu vos introduzi numa terra fértil, para que comêsseis o seu fruto e o seu bem; mas, depois de terdes entrado nela, vós a contaminastes e da minha herança fizestes abominação. ⁸ Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, os pastores prevaricaram contra mim, os profetas profetizaram por Baal e andaram atrás de coisas de nenhum proveito."
domingo, 6 de agosto de 2023
No que se baseia a nossa fé
Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
Sorrisos
Camila