¹⁵ "Disse o Senhor a Moisés: 'Por que clamas a mim? Diga aos filhos de israel que marchem'".
domingo, 31 de dezembro de 2023
Três razões por que marchar
sábado, 30 de dezembro de 2023
Feliz 2024 (ou siga a sugestão de d. Betty Presunto)
Eu tive uma professora de hebraico chamada Betty Bacon. Por causa do Bacon, a gente até fazia piada.
3. O paraquedista do Dia D:
domingo, 24 de dezembro de 2023
Se liga, mano: é Natal de Jesus
"E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: ¹⁴ Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem." Lucas 2:13,14.
domingo, 17 de dezembro de 2023
Um menino vos nasceu
Isaías 9,1-7
E Deus plantou um jardim
"E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado." Gênesis 2:8.
domingo, 10 de dezembro de 2023
Tomando Josué por modelo
⁶ Havendo Josué despedido o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança, para possuírem a terra. ⁷ Serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas as grandes obras feitas pelo Senhor a Israel. ⁸ Faleceu Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos; ⁹ sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. ¹⁰ Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Juízes 2:6-10.
segunda-feira, 4 de dezembro de 2023
Reflexões sobre olhares
⁶¹ "Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. ⁶² Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente." Lc 22:61,62.
terça-feira, 28 de novembro de 2023
Maroto você, hein Jesus, com mais esse sorriso
Meu forte não é o verso e meu mais fraco é a prosa. E na velhice que me começa, faço o inventário do muito que perdi. E, seguindo assim, distraído, pela vida, lembro de um alerta do salmista, no Salmo 16,3:
domingo, 26 de novembro de 2023
A identidade da igreja pelo próprio Jesus
Definições de igreja de Jesus na Santa Ceia
domingo, 19 de novembro de 2023
Nossas crianças dedicadas ao Senhor
Culto de apresentação dos bebês
Hino: Convite aos meninos S&H 609
Leitura: Mateus 19:13-15
Esta
cerimônia de apresentação tem como objetivo estabelecer o compromisso dos pais
com Deus e com a igreja. Da mesma forma, a igreja estabelece um compromisso com
os pais e, assim, todos nós afirmamos nosso papel de família na fé. O que
celebramos em cada apresentação é o lembrete de um compromisso eterno ao qual
Deus nos chamou como pais e como igreja para velar por nossas crianças,
guiando-as com o evangelho, porque reconhecemos que elas pertencem ao Senhor e
afirmamos isso.
Aos pais:
1 - Vocês de comprometem a orar, orientar,
moldar e acompanhar esta(s) criança(s) no seu crescimento espiritual?
2 - Visto que o casamento é um
modelo da relação entre Cristo e sua igreja e testifica a nossos filhos a mensagem
do evangelho, vocês se comprometem a priorizar o seu relacionamento e não
negligenciá-lo?
3 - Vocês reconhecem a importância da igreja
local como comunidade de fé acima de todas as outras atividades
extracurriculares?
4
- Vocês se comprometem em participar ativamente com seus filhos das
programações da igreja local?
5 - Vocês se comprometem a
refletir no lar os ensinamentos e o contexto de vida que a igreja propõe?
6 - Vocês reconhecem a igreja como
contexto primordial de aprendizado para os pais, reconhecendo a comunhão com
ela e a submissão a Deus como essencial na instrução dos filhos?
7 - Vocês entendem que os filhos
não pertencem a vocês, mas são herança do Senhor entregue a vocês para a
responsabilidade de seu aperfeiçoamento?
À igreja:
1 - Irmãos e irmãs, vocês se comprometem a orar, orientar e acompanhar esta(s) criança(s) no seu crescimento
espiritual?
2 - Vocês se comprometem a estimular
a participação desta(s) criança(s) e sua(s) família(s) de maneira ativa nas
programações da igreja?
3 - Vocês se comprometem como
família de Deus a ser o modelo e contexto de vida bíblicos aos pais para a
instrução dos filhos?
4 - Vocês se comprometem a
oferecer todo o suporte necessário para que a família entenda a sua
responsabilidade na criação dos filhos?
Cântico: A benção
Sermão
⁵ "Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou. ⁶ Abrindo-o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Este é menino dos hebreus. ⁷ Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebreias que sirva de ama e te crie a criança? ⁸ Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino. ⁹ Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou. ¹⁰ Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei." Êxodo 2:5-10
domingo, 5 de novembro de 2023
Sugestão de modelo de vida
O salmista no 139 expressa, de 1-5, as modalidades em que reconhece a onisciência de Deus aplicada à sua vida pessoal:
sábado, 4 de novembro de 2023
Sorrisos como o de Jesus
Aqui no Acre, onde estou, como pastor e professor, desde 1995, alcançou-me uma notícia triste. E nessas horas, quando a gente busca consolo, a Bíblia é o melhor refúgio.
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
Dr. Robert Reid Kalley e a celebração de um casamento no Recife
O Diario Rio de Janeiro, nº 300, de 1 de Novembro de 1873 traz o relato inicialmente publicado no Jornal do Recife noticiando as agressões sofridas pelo Dr. Robert Reid Kalley e sua esposa, a Sra. Sarah Poulton Kalley, em Recife, quando o Dr. Kalley, na notícia grafado como Kelley, realizava um casamento na casa de culto evangélico: "Do Jornal do Recife extrahimos as seguintes noticias: 'UM FACTO VERGONHOSO. — Ante-hontem (23) á noute deu-se na rua Augusta o seguinte facto: Na casa que serve alli de igreja aos sectarios do rito evangélico, celebrava-se um casamento entre pessoas de côr parda, ao qual assistiam muitas outras, estando a sala replecta. Era celebrante o Sr. Dr. Keley e haviam sido preenchidas todas as formalidades recommendadas pelo decreto n. 369 de 17 de Abril de 1863. Como não se passasse secretamente o facto, julgaram alguns individuos, que tinham o direito de entrar, e como não conseguissem isto, agglomeraram-se á porta e proromperam em grande assuada. Appareceu então o Sr. subdelegado do 1º districto de S. José, acompanhado de algumas praças, e limitou a sua acção em fazer cercar á casa pelos policiaes. Vendo os promotores do barulho, que a autoridade não tratava de dissuadi-los do máo procedimento que tinham, fazendo-lhes vêr que a lei autorisa e garante o acto religioso que se estava celebrando, interpretaram que o seu silencio como uma tacita reprovação da cerimonia e continuaram na vozeria encetada, que era agora acompanhada já com algumas pedradas. Findo o casamento tiveram que sahir noivos e convidados debaixo de um chuveiro de dicterios próprios de quem os lançava; mas ao sahir o Sr. Dr. Keley e sua mulher foi sobre ambos um grupo de inconsiderados, que pretendiam maltratal-o physicamente, e forçoso foi occultal-o em uma casa da rua visinha, Caldeireiro, donde só depois de meia noute pode retirar-se. Foi um máo acto. A lei do paiz permitte os casamentos entre pessoas de culto differentes á religião que professamos, uma vez que sejam presididos por um pastor da respectiva seita. Assim, pois, ninguem póde intervir em taes actos e menos vilipendial-os, sem por sua vez transgredir á lei.'"
Casamento: https://femissionaria.blogspot.com/2021/01/dr-robert-reid-kalley-e-celebracao-de.html
Diário do Rio: https://diariodorio.com/historia-e-antecedentes/Acesso em 30 out 2023.
domingo, 29 de outubro de 2023
Os 5 Solas
Os 5 Solas da Reforma Protestante são proposições teológicas que sintetizam os principais pensamentos dos reformadores. Os Solas são os principais pontos de oposição da Teologia Reformada contra os ensinos da Igreja Católica. Todos eles são frases no Latim e o termo “Sola” significa “somente”.
sexta-feira, 20 de outubro de 2023
Dez lições do casal Kalley
Rev. Maurício Amazonas, OSE, o mais congregacional dos anglicanos
O casal britânico que esteve no Brasil entre 10 de Maio de 1855 e 10 de Julho 1876, Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley, morava em Petrópolis e de lá descia para o Rio de Janeiro, onde instalaram a “primeira Igreja Evangélica de fala portuguesa e em caráter permanente”, como costumam dizer os historiadores kalleyanos. Trata-se da Igreja Fluminense, no Rio, em 11 de Julho de 1858. Os Kalley inauguraram a segunda igreja protestante no Brasil, sendo essa no Recife, chamada de Igreja Pernambucana, em 19 de Outubro de 1873, que funciona atualmente na Rua do Príncipe. O casal pioneiro deixou muitas lições sobre sua missão no Brasil. Vamos enumerar dez dessas lições.
1. Reconhecer o valor das crianças. A primeira coisa a se organizar foi uma classe de Escola Dominical para crianças, em 19 de Agosto de 1855. Nela, estudavam crianças brasileiras e estrangeiras, filhas de trabalhadores, escravos e diplomatas.
2. Interpretar a lei a seu favor. Era proibido pregar aos brasileiros. Os anglicanos poderiam pregar aos ingleses, nas suas capelas; e os luteranos, para os alemães. Com inteligência estratégica, Dr. Kalley trouxe famílias portuguesas protestantes. À medida que Kalley realizava os ofícios, os brasileiros entendiam a pregação e as letras dos cânticos.
3. Instituir liderança leiga. Os portugueses, mais algum inglês ou estadunidense, vieram para trabalhar como colportores vendendo Bíblias e folhetos com porções das Escrituras. Eles eram pregadores para quem dona Sarah muitas vezes escreveu os sermões. Esses homens tinham o grande desafio de vender Bíblia para um povo pobre, com muitos analfabetos. Por isso o Dr. Kalley precisava sustentá-los com seus recursos. Logo alguns bispos e padres romanos começaram a dizer que as Bíblias de Londres eram falsas e seus fiéis estavam proibidos de ter acesso a elas.
4. Usar a imprensa. Kalley resolveu usar o meio de comunicação de sua época para responder aos ataques e defender as Bíblias de Londres. Além disso, ele foi o primeiro tradutor de John Bunyan (1628-1688) para o português, e o fazia em pequenos espaços pagos no Correio Mercantil. “A Viagem do Cristão” se tornou tão popular que ele precisou publicar um trecho a cada dois dias. Além disso, Kalley usava teatros e salões de recital para falar acerca da Cidade Santa, como o fez no Teatro de Santo Antônio, quando esteve no Recife, e na casa real de veraneio em Petrópolis, por solicitação do próprio Dom Pedro II.
5. Receber apoio de aliados. Intelectuais e liberais começaram a ver na pregação evangélica de Kalley um caminho para emancipação do pensamento que até então estava atrelado à Igreja ultramontana e à Coroa. Kalley era moderno e combinava mais com os anseios republicanos de então. Ele aceitou que maçons e jornalistas ajudassem na causa de defesa das Bíblias, como fez Abreu e Lima, por exemplo.
6. Conhecer as leis do País. Kalley entendeu que não bastavam os colportores vendendo Bíblias nas ruas e ele se defendendo dos ataques de Roma através da imprensa, com apoio de amigos. Resolveu se explicar perante as leis do País e do Parlamento, mediante contratação de 3 advogados de notório saber jurídico, entre eles Joaquim Nabuco. Após o questionamento de suas 11 perguntas, ficou estabelecido pelo Parlamento, que não era crime, como antes se julgava, explicitar a fé protestante para qualquer brasileiro que buscasse explicação, uma vez que ele pregava para portugueses que, por acaso, falavam a mesma língua que os brasileiros.
7. Antecipar eventos libertários. Dr. Kalley exigiu que os membros da Igreja Fluminense libertassem seus escravos sob pena de exclusão. Alguns escravos foram libertos, mas alguns senhores deixaram a igreja por causa dessa condição. Vale destacar que isso aconteceu 23 anos antes da assinatura da Lei Áurea. Também convém lembrar que Dr. Kalley, na condição de médico, cobrava muito bem dos ricos e consultava os pobres de graça, além de lhes doar o medicamento, muitas vezes.
8. Fraternidade confessional. Dr. Kalley sabia diferenciar as coisas. Antes de vir ao Brasil, foi missionário na Ilha da Madeira. Ali, fez amizade com o bispo romano que era seu paciente, que facilitava entrada de Bíblias na alfândega e avisava das intenções dos bispos de Portugal. No Brasil, foi amigo de padres. Seu revisor de texto era romano e o convidou para um casamento: os Kalley atenderam. Muito contribuiu com os presbiterianos recém-chegados dos EUA. Aceitou ajuda pontual de anglicanos no Rio. Seu pastor auxiliar, Rev. Richard Holden, era ex-sacerdote anglicano. Deu carta de transferência para um jovem que veio a ser o primeiro pastor presbiteriano ordenado no Brasil. Não podemos dizer que Dr. Kalley era ecumênico, pois ainda não existia o termo, mas ele tinha esse espírito.
9. Música aliada à missão. Foram os Kalley os pioneiros na confecção de um hinário brasileiro em português, o Salmos & Hinos. Também instituíram o canto coral a quatro vozes ao publicarem o Salmos & Hinos com música.
10. Saber a hora de sair de cena. Talvez esta seja a lição mais difícil, pois não é fácil estabelecer os limites da nossa atuação pública no ministério. Sarah e Kalley prepararam a igreja, a liderança e um sucessor que estudou teologia, para ser pastor da Igreja Fluminense.
Estes pontos nos mostram missionários sensíveis à conjuntura brasileira e uma postura comprometida com a radicalidade do Evangelho, enfrentado os desafios com os recursos disponíveis no seu tempo. Assim, abriram o caminho para formação de uma liderança nacional e deixaram duas igrejas com bases sólidas para um crescimento real e genuíno.