domingo, 19 de novembro de 2023

Nossas crianças dedicadas ao Senhor

   

Culto de apresentação dos bebês 

Hino: Convite aos meninos S&H 609

Leitura: Mateus 19:13-15

      Esta cerimônia de apresentação tem como objetivo estabelecer o compromisso dos pais com Deus e com a igreja. Da mesma forma, a igreja estabelece um compromisso com os pais e, assim, todos nós afirmamos nosso papel de família na fé. O que celebramos em cada apresentação é o lembrete de um compromisso eterno ao qual Deus nos chamou como pais e como igreja para velar por nossas crianças, guiando-as com o evangelho, porque reconhecemos que elas pertencem ao Senhor e afirmamos isso.

Aos pais:

1 - Vocês de comprometem a orar, orientar, moldar e acompanhar esta(s) criança(s) no seu crescimento espiritual?

2 - Visto que o casamento é um modelo da relação entre Cristo e sua igreja e testifica a nossos filhos a mensagem do evangelho, vocês se comprometem a priorizar o seu relacionamento e não negligenciá-lo?

3 - Vocês reconhecem a importância da igreja local como comunidade de fé acima de todas as outras atividades extracurriculares?

4 - Vocês se comprometem em participar ativamente com seus filhos das programações da igreja local?

5 - Vocês se comprometem a refletir no lar os ensinamentos e o contexto de vida que a igreja propõe?

6 - Vocês reconhecem a igreja como contexto primordial de aprendizado para os pais, reconhecendo a comunhão com ela e a submissão a Deus como essencial na instrução dos filhos?

7 - Vocês entendem que os filhos não pertencem a vocês, mas são herança do Senhor entregue a vocês para a responsabilidade de seu aperfeiçoamento?

À igreja:

1 - Irmãos e irmãs, vocês se comprometem a orar, orientar e acompanhar esta(s) criança(s) no seu crescimento espiritual?

2 - Vocês se comprometem a estimular a participação desta(s) criança(s) e sua(s) família(s) de maneira ativa nas programações da igreja?

3 - Vocês se comprometem como família de Deus a ser o modelo e contexto de vida bíblicos aos pais para a instrução dos filhos?

4 - Vocês se comprometem a oferecer todo o suporte necessário para que a família entenda a sua responsabilidade na criação dos filhos?

Cântico: A benção

 Sermão

⁵ "Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou. ⁶ Abrindo-o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Este é menino dos hebreus. ⁷ Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebreias que sirva de ama e te crie a criança? ⁸ Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino. ⁹ Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou. ¹⁰ Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei." Êxodo 2:5-10

1. "Cria-mo, pagarte-ei o teu salário"

⁶⁵ "Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas. ⁶⁶ Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele." Lucas 1:65,66.
2. "Que virá a ser, pois, este(a) menino(a)?"

24 Depois de desmamá-lo, levou o menino, ainda pequeno, à casa do Senhor, em Siló, com um novilho de três anos de idade, uma arroba de farinha e uma vasilha de couro cheia de vinho.
25 Eles sacrificaram o novilho e levaram o menino a Eli, 26 e ela lhe disse: "Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. 27 Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. 28 Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor". E ali adorou o Senhor."
3. "Por toda a sua vida será(ão) dedicados ao Senhor".

47 Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas. 48 Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: "Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura". 49 Ele perguntou: "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?"
50 Mas eles não compreenderam o que lhes dizia.51 Então foi com eles para Nazaré e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração.52 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

4. "Crescendo em sabedoria, estatura e graça".

Nenhum comentário:

Postar um comentário