segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Pastoral

        Restante de sermão. Sabe quando o pastor percebe que faltou dizer algo no sermão de domingo?

       Segue aqui. A oração de louvor de Simeão a Deus, por ter pegado no colo o bebê Jesus, é uma profecia.

      Profecia é uma oração que deu certo. A gente queria que toda oração nossa fosse ouvida e Deus fosse como o "gênio da lâmpada", com uma diferença: infinitos desejos satisfeitos.

       Isso mesmo. Somos egoístas a ponto de achar que Deus deveria estar a nosso serviço, ao nosso dispor, para satisfazer todos e quaisquer nossos caprichos.

      Mas profecia tem efeito coletivo. É bênção individual, também, mas de efeito comum. Igual na trindade: Deus é de identidade própria, ao mesmo tempo um e(em) três.

     Não existe profecia individualista. O que mais o pessoal corre atrás é dizer, como Esaú ao pai dele, não tem uma bênção aí para mim não?

     Primeiro, ele não considerou santo o que Deus santificara. Tentou ser mais malandro do que Jacó, o irmão que, desde o nascimento, literalmente "pegava no seu pé".

     Malandro e mané, como diz o sambista. Não queira ser malandro com Deus. Não fique alugando quem te forneça profecias por encomenda.

      Olhe à volta e se firme nas autênticas. A Bíblia está cheia delas. São tão poderosas, em Deus, que até corrigem nossa tendência de buscar, no varejo, um "horóscopo gospel".

    Ensinam a pensar como Deus pensa, vivermos como Ele requer e testemunhar segundo nossa missão no mundo. Para com essa mania de querer prever o futuro ou achar que Deus está a seu serviço.

     Jacó disse para Esaú que carestia, guerras e servidão estavam reservadas para ele como bênção. Paulo disse que naufragou, foi assaltado, levou mais de 100 açoites e, pior, foi acuado por falsos irmãos várias vezes. Tudo bênção. Quer essas?

      Larga essa ideia de mercado. Olho aberto nas profecias, mas nas autênticas. Falsos profetas (até os bens intencionados e até bem apessoados) existem aos montes.

     Se liga, meu irmão, na verdade. Exercício para casa: anotar, na profecia de Simeão (Lc 2,29-35), itens que são individuais/coletivos para os que creem. Até bênçãos para quem ainda não creu. Todos garantidos por autenticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário