segunda-feira, 26 de julho de 2021

Como chegar ao Acre - 2

Foto 01 da igreja, em março de 2010

     A compra proporcionou várias viagens para acertos. Os antigos proprietários desejavam comprar terras para criação de gado. Queriam retornar da cidade para a zona rural. Para eles, não havia rosco. Para nós, ansiávamos por garantias documentais.

     Rosco, aprendi com eles, significava burla, fraude, engano. Eram do tipo raro de gente que basta empenhar a palavra. Nesse vaivém entre Rio e Campo Grande, pela Andorinha, eu e Paulo Leite, aprendemos que havia um Andorinha, em Campo Grande, que alcançava Porto Velho.

    Uma plaquinha de folha de papel, pelo vidro de dentro, no para-brisa, advertia. Então, entendemos que ali, na Rodoviária de Campo Grande, havia essa baldeação (cuidado, baldear, em acreanês, é lavar com balde). Eu disse que precisávamos visitar Porto Velho. Pr Paulo Leite achou melhor não, vai que a gente comprava outra casa desse jeito doido.

     Porque foi como se hoje chegasse a 100 mil. Cascadura tinha uma reserva que economizava para a construção do novo templo. A economia já rendera uns 50 mil, em moeda de agora. Eu recomendei ao Paulo Leite que conseguisse uns 25 mil na igreja "dele". Curicica, que era congregação de Cascadura, na época, pastoreada por mim, ia garantir uns 5 mil. Meus pais lá em casa, uns 2 ou 3 mil, quer dizer, sonhávamos com uns 80 mil e sairíamos atrás dos outros 20.

    O pessoal em Campo Grande apressando a gente: "Não tem rosco, não tem rosco". E a gente dentro do Andorinha, com troca de motorista em São  Paulo, na Rodoviária do Tietê, quando não nos mandavam para uma garagem e aí era esperar mais de hora nessa troca. Em Presidente Prudente, outra troca, nessas mesmas possibilidades. Em Bataguaçu, fronteira com São Paulo e Mato Grosso do Sul, outra parada.

     Isso quando não havia pneus furados: era uma média de 1 por viagem, na ida ou na volta. Voa, Andorinha, voa... Até que, enfim, obtivemos os 100 mil. Nossos amigos, muito gratos, gente simples e leal, rumaram para a vida no campo e nós para aquela capital.

    Gercino e esposa ficaram cerca de 1 ano. Muito frio. A esposa não se adaptava. Providência de Deus, frutos de raiz, foram as três irmãs vizinhas que nos acolhiam sempre na ida até lá. Anjos de Deus. Sandra Roger aceitou o desafio, buscou resposta de Deus, a mais duas igrejas entraram na parceria: as Congregacionais de Cordovil e Piedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário