sábado, 2 de outubro de 2021

Livros da Bíblia em 5 tópicos - Gálatas 1

   "Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro". Gálatas 1:6,7a.

      Aqui Paulo Apóstolo afirma estar admirado que, tão rápida e surpreendentemente os gálatas estejam atravessando para fora da graça de Cristo em direção à um falso evangelho.

     Paulo vai reafirmar que somente há um só genuíno evangelho. A carta inteira aos gálatas se define pela reafirmação plena do sentido do evangelho. Será indicado por que meios se torna possível ser confirmado no evangelho

     Deus separa no e para o evangelho. E o faz no valor, demonstração e plenitude de Sua graça. Todo o favor de Deus se revela no gesto, história e concretização do evangelho de Jesus Cristo.

     Tudo o que Jesus representa, o que ele é, o que disse e o que fez aponta para o evangelho. A própria graça de Deus se revela e concretiza como dádiva, no evangelho, que é a oferta de Jesus, ele mesmo, em Pessoa.

     Nessa carta a preocupação era o desvio, a saída, troca ou fuga, para fora da Pessoa de Jesus, numa tentativa de diminuir, anular ou que fosse acrescentar à Pessoa de Jesus algo, qualquer coisa que representasse um adicional.

    Seria nulo. Por isso Paulo se admira. Em inglês, o texto diz que o Apóstolo está "atônito com a deserção" deles, e sua "conversão para um evangelho diferente", o qual "na realidade, de todo, não é evangelho".

     Jesus Cristo é a dádiva maior da graça de Deus. Essa é a mensagem e realidade do evangelho. Nada substitui. Nada vale como acréscimo. Esse é o único evangelho.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário