¹⁵ "Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos." Rm 5.
Somente na cruz reside antídoto para o pecado. E o convite dela não é ameno, espontâneo ou diletante. E requer raciocínio. É Paulo que diz:
¹⁴ "Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram." 2 Co 5.
É constrangimento por amor. Deus submeteu sua loucura a Abraão, quando lhe pediu, em imolação, o filho único Isaque.
Por isso Paulo chama o evangelho de "loucura de Deus".
²¹ "Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação." 1 Co 1.
Todo o pecado está pago. Há quem diga, renegando a herança, ser injusto compartilhar a culpa sem nunca ter estado no Éden. A prova não foi a mim, foi ao meu pai Adão e à minha mãe Eva.
Todos estávamos lá. Todos pecaram. Todo o pecado está anulado na cruz. Pelo sacrifício do Filho, imolado em holocausto: Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Somente o arrependimento autêntico torna possível entender isso. O preço da culpa está pago na carne e no corpo de Cristo, a herança da salvação é gratuita para todo o que nEle crer.
Disparatado dizer que todos carregam sobre si, injustamente, a culpa do primeiro casal, porque o pecado de todos e cada um foi zerado pela cruz.
Mas é salvo quem crê. Sim, crê em Cristo, mas não é fé barata, fuleira, ao gosto do freguês. Mas aquela baseada na revelação de Deus e no convencimento da natureza do pecado no homem e na mulher.
Não culpem Deus pelo mal. Existe fora dele. E instalou-se dentro de nós. Somente a morte põe nele fim. Por isso o Filho deu-se a Si mesmo na morte de cruz.
E ressuscitou, porque não teve, não tem e nunca terá pecado. E traz batizado e Si todos os que creem. Para o quais, o preço da culpa foi pago nEle, no seu corpo, no seu sacrifício, na sua cruz.
É Paulo novamente: ¹⁴ "...tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz". Cl 2.
A afronta da cruz se revela a nosso favor. Há um autor que assinala a biografia de Jesus como "Cristo, uma crise da vida de Deus". Chame a si, a você, clame pela crise da cruz.
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