Mais um dia. Vida em curso. É o planeta que completa mais uma volta em torno do assim chamado "astro rei".
O sol invade mais um dia. Continuamente. Sem parar. Mais uma chance a tantos. Mais uma chance a todos.
Para quantos o fim dos dias chegou nesta madrugada? Para quantos nem completarão o dia de hoje? Basta a cada dia o seu mal. Oh, Deus: cessa tanta violência.
Jesus disse isso. Ora, tantos exegetas, estudiosos que escavam, escacaviam, como se diz, o texto, desencavando entrelinhas.
E que dizem, ora, quanta coisa foi colocada na boca de Jesus, que ele nem disse. Será que essa ele disse: "basta a cada dia o seu mal". Então, o que quis dizer?
Está aqui o contexto: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
Mateus 6:34
Ao inverso Jesus quis argumentar. Preferiu destacar a ênfase no mal como argumento para o abandono ativo da ansiedade.
Ele deve ter dito que ansiedade é um mal que não devemos trazer, mais este, para nenhum dia. Eles já trazem consigo o seu próprio. Abandonem-na.
Mas ainda mais. Fora de contexto a frase soa displicente. Como se Jesus, por um pouco, mostrasse a si mesmo, por essa frase em fim de frase, indiferente ao mal de cada dia.
Vem o dia. Nasce mais este dia. Acrescenta-se, como chance, a tantos outros. O salmista diz que o sol nasce soberano, vai percorrer como noivo seu percurso, anunciando a glória de seu Criador.
O salmista diz que "um dia discursa a outro dia/uma noite revela conhecimento a outra noite". É sequencial. Quantos dias já tive? Quantos ainda terei?
Outro salmista ensina a contar os dias, para alcançar coração sábio. Cada dia mais uma chance. Chance de deixar o mal para ontem. Ontem foi seu último dia de ser mal.
Seja bom hoje. Tenha um bom dia. Ao jovem rico Jesus disse que bom só um existe, que é Deus. A vida escorre contínua como um só dia. A noite é ilusão.
Todos temos só um dia. Corra, então. O sol anuncia mais este dia. Corra ao encontro de Deus, que te espera. Que Ele te conceda um bom dia. E te digo uma coisa: desta ansiedade Deus não se cura.
Ansiedade por te conceder vida. Ansiedade por te conceder um bom dia. Para Deus tua vida é um só dia. Aproveite essa chance que te dá para ter um bom dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário