Jesus saiu em direção à Galileia com a intenção de espalhar essa convocação. E acrescentou dados referentes à urgência de se atender a essa advertência.
Dizendo ainda que o tempo estava cumprido e o Reino de Deus próximo, portanto, atendessem a esse chamado. Esta mensagem é urgência para a igreja retransmitir.
Marcos, o evangelista, quis dizer que Jesus só pregava isso ou que todo o conjunto do que Jesus fez estava subordinado a esse escopo? Quase as duas coisas.
Porque tudo o que Jesus disse e fez alertava para essa opção definitiva e final para toda a humanidade. Definitivamente, Jesus veio anunciar, num só conjunto, três coisas: (1) último giro dos ponteiros; (2) Reino de Deus às portas; (3) arrependam-se e creiam no evangelho.
A única porta de entrada no e pelo evangelho é o arrependimento. E crer no evangelho a única e última oportunidade do ser humano. Deus tem uma agenda. Pode até não parecer. Mas tem. E a única maneira de compartilhar dela é assumindo o evangelho.
Jesus foi o primeiro a anunciar o evangelho. Ele é a própria garantia viva do evangelho. E na Bíblia o arrependimento é definido como a sensibilidade de Deus no homem para que compreenda, diante de Deus, seu real estado.
Paulo Apóstolo explica que a "tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação". Interessante notar nessa sequência que (1) de Deus provém a única oportunidade que o homem tem de se entristecer, por reconhecer sua condição de pecador, diante do mesmo Deus.
E (2) essa tristeza "postiça", sim, porque nem capacidade de, por si mesmo, reconhecer sua condição o homem tem, essa tristeza e somente ela produz arrependimento. Este é, unicamente, resultado dessa tristeza que somente Deus tem capacidade de produzir, por amor, no ser humano.
Finalmente, (3) arrependimento é para salvação. Essa sequência tristeza segundo Deus - arrependimento - salvação está encadeada e somente possível a partir da fé. Por isso Jesus estabelece "arrependei-vos e crede no evangelho".
Para entrar na agenda de Deus, somente possível a partir de uma sensibilidade que provém de Deus. Tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação. Isto a ninguém traz pesar.
Mensagem urgente e permanente que só a igreja tem a pregar e apresentar ao mundo, até que Jesus venha pela segunda e última vez. Se a igreja não o faz, perdeu sua identidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário