terça-feira, 4 de outubro de 2022

Lendo Levítico: detalhes íntimos unisex - 7

    A princípio avaliando meio estranha a linguagem e a seleção de temas ou assuntos focados em Levítico, já comentamos ser um livro à frente de sua época.

   Porém, olhado a partir dos dias atuais, apresenta uma série de costumes e regras estranhos aos dias de hoje. Mas colocando-nos no contexto de sua escrita, é possível extrair lições contextualizadas.

    A primeira neste texto é compreender que, quando o texto de Levítico foca num ponto específico, ainda que nos soe estranha a opção de assunto, ele é prático, vivencial e tem amplo efeito.

   Como exemplo, este capítulo que trata da emissão de sêmen para o homem e de regras referentes ao trato com o fluxo natural e periódico das mulheres, destaca dois aspectos que, desde muito cedo, na formação humana, os pais devem abordar com seus filhos.

    Essa conversa inclui a educação sexual da criança, incluído o asseio íntimo e as regras de pureza não somente corporal, mas também mental e social.

     Explicar cedo ao menino o que será polução noturna, que é o fluxo seminal espontâneo, durante o sono, vai proporcionar, entre pai e filho, a abordagem de um tema sensível na formação do menino.

   Do mesmo.modo que a mãe, equilibrada e intelectualmente preparada para conversar, com sua filha, tudo o que envolve e está relacionado à menstruação, será excelente oportunidade de estabelecer um ponto de contato e apoio numa área delicada da formação que, nos dias atuais, é tratada com nociva distorção.

   Portanto, o Levítico, para além de somente tratar do asseio pessoal, focando na personalidade como um todo, amplia para uma disciplina maior, visando um assunto crucial para o desenvolvimento, tanto do menino, quanto da menina, fazendo uma projeção para o futuro, assim como estabelecendo regras de disciplina, fundamentais na formação de qualquer pessoa.

    A santidade ao Senhor não é somente domingueira e cerimonial, é detalhista e diária. Abarca um conjunto de atitudes e hábitos corriqueiros, que vão determinar, no decorrer e na amplitude de hábitos mais amplos, o perfil de toda uma seriedade de vida cristã.

   A definição bíblica de que somos, individualmente, sacerdotes de nossa fé e, como igreja, vamos preparar novos convertidos para que também sejam sacerdotes, implica transmitirmos hábitos, conceitos e procedimentos padrão, que envolvem toda uma cultura de comportamento.

    Se vivermos de modo largado e relaxado a nossa vida de santidade, vamos comprometê-la, como padrão, o que é a franca proposta bíblica para ser vivida. E isso envolve aprendizado, detalhes internos e externos, formação de hábitos, performance pública e privada.

   E nos dias de hoje, em que a privacidade é posta em cheque, em função do avanço da internet, assim como vida virtual se confunde ou tenta substituir a vida real, refletir sobre a que detalhes aprofundar o conceito de santidade, pureza e perfeição, diante de Deus, constitui-se revolucionário, desafiador e muito oportuno para a personalidade da igreja.

   Hebreus coloca Jesus como alvo. Correr na direção dele, desembaraçando-se de toda a forma de pecado que atazana e assedia. Assim como Paulo aos filpenses sugere uma busca consciente, tenaz e constante por perfeição. Termina com este versículo sua carta:

   "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco", Fp 4:8,9.

    Livrinho bom esse de Levítico. Faz pensar. E sugere profunda e permanente troca e busca por perfeição nos hábitos do dia a dia.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário