segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Despedida - Deus vos guarde

 

   Jeremiah Eames Rankin, presidente da Howard University, D.C., pastor veterano, nasceu a 2 de janeiro de 1828, em Thornton, New Hampshire, tornando-se um ministro congregacional, tendo falecido em Cleveland, Ohio, a 28 de novembro de 1904.

     Em 1882, escreveu um hino cristão de despedida, não destinado a nenhuma pessoa ou ocasião, porém, composto deliberadamente com base na etmologia de “Good Bye”, (“Adeus”, em inglês) que literalmente significa “Deus seja contigo”. 

    Enviou a primeira estrofe a dois compositores diferentes, um muito conhecido e o outro totalmente desconhecido e não inteiramente educado em música. 

     Rankin descreve: “Escolhi a composição do último, submetendo-a a J. W. Bischoff, diretor musical de um pequeno livro que estávamos preparando, que a aprovou, porém com algumas emendas adotadas. 

     Foi cantado, pela primeira vez, numa noite na Primeira Igreja Congregacional em Washington, onde eu era pastor, e Bischoff o organista. A sua popularidade deve-se à música escolhida, menos por minha orientação da articulação entre palavras e música, do que do talento de Willian Gould Tomer, o compositor, cuja honra lhe caiba integralmente.”

     Tomer (1883-1896) serviu à União durante a guerra civil. Alemão de origem foi, por vários anos, professor nas escolas públicas de New Jersey, também trabalhando como funcionário do governo em Washington. No tempo em que compôs a música para “Deus Vos Guarde”, era diretor musical da Igreja Metodista Episcopal da Graça nessa cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário