⁴ "Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa." Oséias 6.
Presumimos amar. Ora, sem dúvida, cabe a nós sempre avaliar em que grau. Porque não há intensidade e nem tipos de amor, ou seja, não se ama muito ou pouco e nem há variedades de amor.
Ama-se. Ponto. Ou não se ama. Como diz João Apóstolo: ²⁰ "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso." 1 Jo 4.
Primeira lição: ou se ama, autêntico, com o amor de Deus, ou então é fake. Segunda lição: o que não é amor verdadeiro, é ódio disfarçado. Amor fingido só tem esse nome.
Antes de dizer, pura emotividade, "Ó, Senhor, como eu te amo!", vamos aprender com Deus, o que é amor. É João, que assim afirma "Deus é amor", vai também dizer: "Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" 1 Jo 4.
E quanto a isso, Jesus ensina:
¹⁰ "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço."Jo 15.
Ou seja, (1) guardar os mandamentos de Jesus permite (2) permanecer no amor de Jesus (3) do mesmo modo que Jesus assim procedeu em relação ao Pai.
Não há como permanecer no amor sem permanecer em Cristo e Sua palavra. E isso é a essência do amor e da vida com Deus.
Nosso amor, como Deus denuncia, por boca de Oseias, é como Efraim e Judá, uma nuvem da manhã, ou orvalho da madrugada: cedo passam.
A nós, sim, cabe avaliar se e como amamos. Mas quem nos preside nisso é Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Sem mediação da Trindade, não amamos.
Como chega a nós o amor de Deus? Porque o que chamamos amor e como o praticamos, tem prazo de validade. E quando mantido somente por nosso valor, é falso. Cedo passa.
Qual amor, então, e como amar? A autoria do amor está em Deus. Jesus é a mediação desse amor. O Espírito nos aplica no viver. Este é autêntico.
O essencial do amor reside na relação pessoal com Deus. Aprendemos por meio da palavra de Deus. Jesus é a palavra que se faz carne. NEle somos batizados, para que se cumpram em nós todas as possibilidades do amor.
Paulo Apóstolo afirma que conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, é ser tomado de toda a plenitude de Deus. Sejamos, antes de tudo, humildes. Para reconhecer que amor é o principal milagre de Deus em nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário