Malaquias agora denuncia a deslealdade, visando a família. Desde Amós, há 300 anos atrás, profetas denunciam a infidelidade conjugal. Não está fora de foco essa abordagem, porque culto e testemunho exigem integridade de caráter. Ml 2.
¹⁴ E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança."
Malaquias lembra a infidelidade de Abraão. Embora fosse Sara, a esposa, a propor, não lhe competia tomar Agar, a escrava. Paulo Apóstolo classifica por carnalidade esse gesto do patriarca:
²² "Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre. ²³ Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa." Gl 4.
A fidelidade conjugal é termômetro da fidelidade ao Senhor. Não importa grau ou função no reino de Deus, casamento é metáfora da relação com Deus, seja no AT ou NT. Jamais incorrer nesta denúncia, seja esta de Malaquias ou aquela de Amós:
⁷ "Suspiram pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres e pervertem o caminho dos mansos; um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem e, assim, profanam o meu santo nome." Am 2.
Malaquias prossegue em suas altercações, agora denunciando a falsidade na relação com Deus, quando o agir não corresponde ao falar, o homem dobre de Tiago:
¹⁷ "Enfadais o Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto, que pensais: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo?" Ml 2.
²³ "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; ²⁴ pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Tg 1.
A única saída é o arrependimento. Aqui o profeta anuncia o "mensageiro do arrependimento", precursor de Jesus, que é por meio de quem provém o sacrifico definitivo e eterno para os que creem:
¹ "Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos." Ml 3.
⁵ Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ⁶ ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição." Ml 4.
Nesta parte da profecia, até Ml 3,7, detalha-se em que sentido se dará o resgate e purificação definitiva de Israel, por meio do Messias, anunciado em Ml 4:
² Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria."
Nessa fase, já haviam reconstruido o Templo há quase 100 anos, mas necessitavam destas exortações típicas do ministério deste profeta, com uma advertência a mais, exatamente sobre o sustento e manutenção devidos ao culto, o dízimo veterotestamentário que supria a tribo de Levi.
⁸ "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas." Ml 3.
Não se rouba o Senhor somente no dízimo, que é zelo zero pela da obra de Deus, mas em muito mais. Porém, esta avareza acrescenta mesquinhez ainda maior, nunca somente um problema contábil. Paulo indica esse vínculo aos Efésios 5:
⁵ "Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus."
As recomendações finais seguem a legenda típica das exortações do profeta. Caso nos enquademos, haja confissão e arrependimento. ainda que sejam palavras duras. Nossa classificação seja entre os que servem, verdadeiramente, ao Senhor.
¹⁶ Então, os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome. ¹⁷ Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. ¹⁸ Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve." Ml 4.
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