Clichê desgastado e desatualizado. Gente de minha geração usava frequente e acintosamente, de cima para baixo, para enquadrar um subalterno atrevido.
Como se diz pela via do "politicamente correto", puramente discriminatório. Mas aqui vamos usar no sentido literal. Ponha-se no seu devido lugar.
E, metalinguisticamente falando, aqui neste blog já abordamos em que "lugar" é esse. Fizemos isso checando e focando o Salmo de Paulo em Efésios 1,3-14. Recapitulando:
Ponha-se no seu lugar, ou seja, no lugar onde Deus põe. E nesse Salmo de Ef 3,1-14 fica claro onde Deus põe: (1) predestinados para o Seu amor desde antes da fundação do mundo;
(2) postos como e para o louvor da Sua glória, revelada de antemão no Amado, Jesus; (3) em quem temos a redenção e a remissão dos pecados, de novo, como refrão, para louvor de Sua glória e segundo o Seu beneplácito, (4) em abundante graça derramada sobre nós;
(5) Jesus, em quem todos os tesouros de sabedoria estão (Cl 2,3), Deus nos revela todo o mistério (que o deixa de ser) de Sua vontade, Jesus, que se nos torna, da parte de Deus, sabedoria (1 Co 1,30).
Ponha-se no seu devido lugar (6) nós que agora somos feitos herança (refletiu nisso, se Deus tem uma herança, somos nós) predestinados, sim, nesse amor e por um Deus que tudo faz conforme o conselho de Sua vontade, de novo, refrão, para sermos para louvor de Sua glória;
(7) tudo para nós convergindo, em Cristo, aliás, para o qual converge tudo e todo o universo em todo o tempo, em quem estamos, depois de ouvir e crer na palavra da verdade do evangelho de nossa salvação e, uma vez tendo crido, sermos selados no Santo Espírito da promessa.
Ora, ponha-se no seu devido lugar.
Abaixo o passo a passo no Salmo de Paulo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário