"Chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da congregação" Levítico 1:1.
Num mundo como o atual, que valor tem "chamar da tenda da congregação"? De onde, no primeiro versículo de Levítico, é dito que o Senhor chamou Moisés.
O que se tem a dizer a partir da tenda da congregação? Eu acho que seria errado supor que todas as vozes provém dela. Há vozes fora dela. Na Idade Média a Igreja quis ser a única voz. Puro engodo.
Porque nem da parte das Escrituras, que deveria ser seu específico, ela falava. Pois aqui já se define um específico por parte da congregação: a voz do Senhor deve proceder dela.
Inverteu os papéis. E presumiu-se. A partir da congregação ouve-se uma voz que, sim, rege a vida, mas não com a petulância de ser a única ou de ser infalível.
Mesmo porque a congregação fala da parte de Deus, ou Deus fala por meio dela, mas ela não rege o mundo fora, porque não está posta no mundo para tanto.
Jesus não teve aportes político-ideológicos, não resolveu mudar traços da cultura de seu tempo, não se envolveu nas lutas por direitos sociais mais urgentes de sua época.
Não porque não tivesse opinião formada sobre esses assuntos, ou porque não avaliasse que, aos olhos de Deus, mudanças radicais deveriam ocorrer. Mas porque o específico de Jesus era dizer que Deus fala, chama e quer se fazer ouvir.
Por isso Jesus, embora se dirigisse pessoal e especificamente a pessoas, sempre teve a congregação como referência, fosse na sua ida às festas litúrgicas de Israel, em Jerusalém, no templo, fosse em suas visitas às sinagogas, na Galileia e na Judeia, fosse em sua ida informal a eventuais festas, como o casamento em Caná.
Mas preveniu que edificaria a sua igreja. Porque Deus chama da congregação. Não. A palavra que vem da congregação não é a única voz. E nem quer abarcar todas as outras vozes, como se fosse tudo governar.
Em Israel, Deus nunca quis que o rei também reunisse, em si, a autoridade sacerdotal. Mas sempre quis que ele ouvisse Sua voz. Vinde e arrazoemos, diz o Senhor, por meio da profecia de Isaías.
A partir da congregação Deus fala. É ela que transmite no mundo a palavra de Deus. Guarda consigo a palavra e a transmite com fidelidade. Mas é voz específica, sem pretensão de calar todas as outras.
O próprio Jesus não se envolvia em polêmicas que não fossem direcionadas para as prioridades do Reino. E a principal é que Deus pode ser ouvido, enviou o Filho que batiza no Espírito aquele que crê e concede discernimento para se reconhecer o que agrada a Deus.
A congregação não foi constituída para reger o mundo. Mas para prevenir que Deus fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário