Caso não leia meus textos, este eu aconselho não ser lido. Será o mais confuso de todos. Bem, modéstia à parte. Acordei pensando se o texto de Isaías 6, como o da sarça, em Êxodo 3, poderia se repetir todos os dias.
Cada qual leitor encarando ser Deus Santo, Santo, Santo e vendo a si mesmo "Ai de mim". Se foi pura retórica. Porque lá se vão mais de 40 anos quando, em 1978, entrei no Seminário. Dizendo que, entre outros textos, por justificativa, havia o de Isaías.
Comecei a comprar livros, tanto na livraria fundamentalista, por isso chamada Livraria Evangélica, quanto nas Edições Paulinas, de viés católico (romano). Os caras, principalmente, alemães, cuja exegese detonava a Bíblia foram lidos por mim.
Eu acho que a Igreja Católica Romana tem, até hoje, ressaca da Reforma Luterana, por isso desgasta o Livro. Ela tem de reafirmar que, Sola Scriptura, ou seja, Soememte o Livro, é, no mínimo, um exagero. Tanto assim que não se pode mesmo muito confiar nele.
Mas não precisa a Igreja Romana detonar o Livro. Pode deixar que a gente se afasta dele sozinho. Seja deixando empoeirado, sumido nas prateleiras, dentro de casa, seja abordando-o de forma equivocada.
Cuidado com a tua ortodoxia. Pode ser tóxica. Pelas duas razões acima indicadas: por estar longe da Bíblia ou por abordá-la de forma viciada. Os caras alemães, todos bam-bam-bans, em resumo, dizem que a Bíblia fala de um Deus.
Nós, conservadores, às vezes (in)justamente chamados fundamentalistas, dizemos que Deus fala na Bíblia. Então vamos voltar a Isaías. Recomendo uma releitura do capítulo 6. Propondo reler todo o livro, com as lentes de santidade.
Faça um gancho com Isaías 53. Por ele, vai entender o modo como o Deus pretendeu resolver o problema do "Ai de mim", ou seja, o fato de Isaías, eu e você reconhecermos que, definitivamente, não somos santos. Deixa de presunção.
Cuidado, repito, com tua ortodoxia. Pode ser excludente, como Jesus nunca foi. Paulo dizia que há uma "doutrina sadia". Ele porfiava por atinar com ela. Façamos igual. E sugiro, adiante, para esta semana que se inicia, ler Levítico e Hebreus.
Caso o assunto seja santidade, ah, sim, e termina a leitura completa de Isaías por essa mesma ótica. Caso te falte ambiente para leitura do Livro, siga a sugestão da foto acima (repare o detalhe da caneta). Ah, sim, repito: deixa de ser presunçoso(a) ou presumido(a). Dá no mesmo.
Muitos contrastes há entre nós e o Altíssimo. A santidade é apenas um deles. Mas reflita no esforço dEle em eliminar essa distância. É matemático. Ele reduziu a zero essa distância. Tenhamos uma boa semana.
Ah, desculpem (eu havia prometido um texto confuso), pelo sermão de ontem, a sugestão era ler a Bíblia em 100 dias. São 1189 capítulos no total. Em síntese, cerca de 120 (para mais) por dia. Isaías tem 66. Levítico tem 27. Hebreus tem 13. Somados, dá 106.
Bem, leia mais uns 10 salmos. Procure os que falem sobre santidade. Sugiro, a princípio, 14, 32, 38, 51, 103, enfim. Selecione mais 5 deles, aproveita para aprender a passear pelo Saltério. Busca intimidade com a palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário