2 "Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Gn1
Na criação, Deus pôs ordem ao caos e fez separação entre luz e trevas. Na desobediência do Éden, homem e mulher chamaram trevas e caos para dentro de si.
Foi uma escolha mesquinha. Mesquinho é o que é pequeno, desprezível e avarento. Assim é a soberba humana. Ela tem valor mesquinho.
Habacuque diz "eis o soberbo: sua alma não é reta nele. Mas o justo, ou seja, em contrapartida, o justo viverá por fé. E fé nada tem a ver com mesquinhez.
A opção do casal foi mesquinha. Deus lhes apresentou todas as árvores do jardim. Menos uma. Esta era igual a todas as outras. E o fruto, como todos os outros.
Tinha forma, cor, aroma e sabor. Não havia maldade nem na árvore e nem no fruto. Era um teste definitivo para o casal.
Havia, sim, maldade, mas esta estava fora de Deus e fora do ser humano. O teste era para que ela nunca entrasse no homem e/ou na mulher. Quando Deus diz sim, e dizemos não, ou vice-versa, ele diz não e dizemos sim, nisso pecamos.
Pecado é a agência, em nós, que não permite atinar, e sim desmerecer, não assumir como seu, desprezar o alvo certo, específico, diante de Deus, para qualquer conduta, sentimento, pensamento. Tiago descreve esse circuito.
¹³ "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. ¹⁴ Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. ¹⁵ Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte". Tg 1.
Reconhecemo-nos nesse percurso? Se disser que não, mentiu. Pecado é uma escolha mesquinha. Cuidado com a sua soberba. Foi ela que tornou um anjo Satanás.
A soberba nada tem a ver com a fé que, por sua vez, uma vez autêntica, como Paulo disse a Timóteo, sem fingimento(s), nunca será mesquinha.
Jesus, como ensina Paulo, é todo humildade. Precisamos ter em nós o sentimento de Cristo. Para que o evangelho dEle nos ensine, e não o tomemos como acessório.
Especialistas em evangelho. Profissionais das Escrituras. Cegos guiando outros cegos. Pura mesquinhez. Que no ano de 2024 ampliemos nossa visão.
Que o caos e as trevas fiquem de fora, no seu lugar de origem. E que a luz do evangelho, a candeia, brilhe nesse lugar, outrora tenebroso, denominado nosso coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário