Nosso chamado para o Acre se deu após a visita a esse campo missionário, em agosto de 1993. Acompanhávamos a vida do casal Nelson e Josilene Rosa naquela capital, Rio Branco, convidados pelo saudoso Pr Antônio Limeira Neto, desde 1984.
Chegamos em janeiro de 1995 e pastoreamos o campo, nos anos 1995-1196, dirigimos a congregação da Isaura Parente, 1997-1998, e ficamos como pastor da igreja emancipada, de 1998 a 2008.
Nesse ano, planejamos iniciar uma igreja no bairro onde residíamos, porque era uma experiência que nunca havíamos enfrentado. Conversamos, minha esposa Regina e eu, e decidimos iniciar na varanda de nossa casa.
Indício na varanda de nossa casa.
com a histórica foto do grupo inciante.
Havia um grupo inicial de umas 10 pessoas e, com a chegada de outros irmãos, incluídos amigos e familiares dos fundadores, desafiamos aqueles irmãos a começar um ministério específico com crianças. Iniciamos em março de 2008.
Atividades: CASAI - Casa do Índio.
Seminário Kerigma: formamos 4 turmas
entre 1998-2004. Instituto Ecumênico: centro
estadual de diálogo inter-religioso.
A ideia era adquirir uma chácara, que pudéssemos usar como acampamento de verão, mas que fosse dirigida não somente aos filhos de crentes, mas a crianças carentes.
Almoço pela compra da chácara
Então começamos a procurar um terreno desse porte, além de economizar e fazer campanhas, por meio de bazares e almoços. Mas não ficamos parados. Durante os anos de 2008, quando iniciamos nossa atividade, até 2010, ocupamos a Creche Mi e Bino, no bairro Mocinha Magalhães.
Ministério iniciado no bairro Mocinha Magalhães
na Creche Mi e Bino
Ali dirigimos escolas dominicais, nos domingos pela manhã, realizamos passeios, cursos de artes marciais e bazares para os moradores do bairro.
Aulas de artes marciais com a irmã Lucia
E no ano de 2010 adquirimos nossa chácara, no município vizinho de Senador Guiomard Santos, carinhosamente apelidado Quinari, a 25 km da capital Rio Branco. Trata-se de um lote de 60 X 80 m, uma casa de alvenaria, de 300 m², uma piscina também de alvenaria, de cerca de 15 mil litros e mais um galpão de 100 m².
Projeto Chácara Jesus, o Bom Pastor
Foi uma dádiva de Deus. Nós procurávamos lugar. Certo dia, eu conversava com o pr Nelson Rosa na esquina onde resido. Passou o carro da irmã Daniele, esposa de Dionísio Batman, hoje pastor, na época presbítero da Igreja Presbiteriana do bairro Placas.
Passeio com as crianças da Creche Mi e Bino
Era uma menina, na época da chegada do casal Rosa, o qual sempre teve como ênfase o ministério com crianças. A partir de nossa apresentação, entramos em contato com o seu esposo e as negociações começaram.
Em abril de 2012 começamos a pagar as mensalidades da chácara, após entrada de 50 mil reais, e encerramos em abril de 2018. Nesse ano de 2023, Deus nos abençoou com o título definitivo, a custo zero.
E outra benção Deus reservava para nós. Há uns 6 anos atrás, filiou-se a nossa igreja Jorge, irmão de Joaquim, este um dos primeiros convertidos, ainda no tempo do pr Nelson Rosa no Bosque, primeiro bairro onde ele residiu, em 1984.
E Jorge tem como talento, desde a juventude, construir casas e prédios. Logo percebemos que seu ingresso na igreja seria para recebermos a benção de um local nosso para congregarmos.
E foi em 2022 que inauguramos o novo espaço de nossa congregação, construído pelo irmão Jorge no sobrado da oficina que havia edificado para os filhos. Esse é o local de transição para o nosso templo definitivo.
E no final deste ano, a partir de outubro, iniciamos, em nossa chácara, cultos aos sábados à noite, já pretendendo iniciar uma futura congregação nesse município onde já atuamos.
Pretendemos tornar a capela desse local de acampamento o nosso futuro templo nesse município, a que chamamos Projeto Chácara Jesus, o Bom Pastor. Glória a seu nome. Tem nos suprido a cada dia. E nos concedido sabedoria no trabalho em Rio Branco e Senador Guimaord.
E temos orado por Cruzeiro do Sul, extremo oeste do Brasil e do Acre, a 680 km da capital. Já a visitamos 3 vezes a serviço, pela Secretaria de Educação onde trabalhamos, como assessor de Ensino Religioso, e mais 2 vezes como "espias" de um futuro campo missionário. Orem conosco e passem a Cruzeiro do Sul e ajudem-nos.
Estamos como Congregação da Igreja Evangélica Fluminense, no Rio de Janeiro, pretendendo nos emancipar neste ano, mas sem pressa. Também buscamos um terreno, para o templo definitivo, visto que o local atual, com escada de acesso, torna-se dificultoso a idosos e cadeirantes.
A seguir, outras atividades realizadas nesse período de 14 anos de atividades. E após as fotos, assista a momentos de nossos cultos de inauguração do espaço atual de nossa Congregação (CLIQUE nas fotos para zoom - tamanho aumentado):
Primeira cerca (2010) e primeiro muro: por três vezes, 2014, 2015 e 2016, vieram do Rio irmãos da
Igreja Fluminense para ações milionárias com crianças e construção do muro: 60 X 80 m.
Dia das mães, aniversário do pastor, visita do pr Manoel Bernardino e batismo.
1. Escola Dominical no Projeto Chácara:
2. Dia das Crianças com Gincana:
3. Natal com as crianças na chácara:
4. Conferencias de anos da Congregação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário